ANIVERSÁRIO

Primeiro partido comunista do Brasil completa 100 anos nesta sexta (25); veja homenagens

PCdoB faz festival no Rio de Janeiro e terá presença de Lula; PCB realiza "samba centenário" em SP

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
100 anos após fundação, PCB e PCdoB seguem defendendo o comunismo no Brasil - Divuglação

O primeiro partido comunista do Brasil foi fundado há exatos 100 anos, em 25 de março de 1922. Duas siglas que seguem atuantes no cenário político do país festejam o centenário, completado nesta sexta-feira (25): o Partido Comunista Brasileiro (PCB) e o Partido Comunista do Brasil (PCdoB).

Ambas as legendas têm origem no mesmo ato de fundação. No entanto, o PCdoB separou-se formalmente do PCB em 1962, alterando a sigla que nomeia o partido.

:: Festival Vermelho comemora 100 anos do PCdoB com programação gratuita em Niterói (RJ) ::.

Para marcar a data, o PCB vai realizar um evento presencial em São Paulo (SP). No sábado (26), os militantes do partido vão se reunir, às 16h, para o Samba Centenário, na sede do Sindicato dos Metroviários, próximo ao Tatuapé.

Em um texto publicado em seu site, o partido afirma que "o PCB segue leal a essa trajetória de luta revolucionária do proletariado brasileiro - e, como tal, legítimo herdeiro desse legado".

Em Porto Alegre (RS), militantes do PCB fizeram uma série de intervenções na cidade resgatando o nome de lideranças políticas que foram ligadas ao partido.

PCdoB tem festival e presença de Lula

O PCdoB, por sua vez, realiza o Festival Vermelho, em Niterói (RJ). O evento tem início nesta sexta-feira (25) e encerra no sábado (26) com atividades culturais e políticas no centro cultural Caminho Niemeyer.

Com o tema “Floresce a Esperança”, o Festival vai reunir diversas lideranças políticas como o ex-presidente Lula, o ex-ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, a presidenta do PCdoB, Luciana Santos, a ex-deputada Manuela D’ávila, a vereadora Cida Pedrosa e o prefeito de Niterói, Axel Grael. 

A programação inclui debates, lançamento de livros, feira gastronômica, shows, cinema e espaço para crianças. O acesso é livre e gratuito, mediante apresentação do comprovante de vacinação contra a covid-19. 

Homenagens nas redes sociais

Nas redes sociais, entidades e líderes ligados à esquerda fizeram publicações parabenizando as duas siglas pelo aniversário. Leia algumas das publicações.

Edição: Rebeca Cavalcante