O primeiro partido comunista do Brasil foi fundado há exatos 100 anos, em 25 de março de 1922. Duas siglas que seguem atuantes no cenário político do país festejam o centenário, completado nesta sexta-feira (25): o Partido Comunista Brasileiro (PCB) e o Partido Comunista do Brasil (PCdoB).
Ambas as legendas têm origem no mesmo ato de fundação. No entanto, o PCdoB separou-se formalmente do PCB em 1962, alterando a sigla que nomeia o partido.
:: Festival Vermelho comemora 100 anos do PCdoB com programação gratuita em Niterói (RJ) ::.
Para marcar a data, o PCB vai realizar um evento presencial em São Paulo (SP). No sábado (26), os militantes do partido vão se reunir, às 16h, para o Samba Centenário, na sede do Sindicato dos Metroviários, próximo ao Tatuapé.
Em um texto publicado em seu site, o partido afirma que "o PCB segue leal a essa trajetória de luta revolucionária do proletariado brasileiro - e, como tal, legítimo herdeiro desse legado".
Em Porto Alegre (RS), militantes do PCB fizeram uma série de intervenções na cidade resgatando o nome de lideranças políticas que foram ligadas ao partido.
As ruas de Porto Alegre amanheceram misteriosamente com outros nomes 🤯 a Avenida Getúlio Vargas por exemplo se chama agora Olga Benário Prestes! 100 anos do PCB pic.twitter.com/n0hko2HGHZ
— Feh Amaro ⚧️ ☭ (@feh__amaro) March 25, 2022
"Trinta anos após o início de nossa Reconstrução Revolucionária (quase um terço desses 100 anos), o PCB segue leal a essa trajetória de luta revolucionária do proletariado brasileiro - e, como tal, legítimo herdeiro desse legado." https://t.co/Xbo9OTv1HH
— PCB (Oficial) (@PCBpartidao) March 25, 2022
PCdoB tem festival e presença de Lula
O PCdoB, por sua vez, realiza o Festival Vermelho, em Niterói (RJ). O evento tem início nesta sexta-feira (25) e encerra no sábado (26) com atividades culturais e políticas no centro cultural Caminho Niemeyer.
Com o tema “Floresce a Esperança”, o Festival vai reunir diversas lideranças políticas como o ex-presidente Lula, o ex-ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, a presidenta do PCdoB, Luciana Santos, a ex-deputada Manuela D’ávila, a vereadora Cida Pedrosa e o prefeito de Niterói, Axel Grael.
A programação inclui debates, lançamento de livros, feira gastronômica, shows, cinema e espaço para crianças. O acesso é livre e gratuito, mediante apresentação do comprovante de vacinação contra a covid-19.
Homenagens nas redes sociais
Nas redes sociais, entidades e líderes ligados à esquerda fizeram publicações parabenizando as duas siglas pelo aniversário. Leia algumas das publicações.
❤️Somos história, mas somos juventude. Somos resistência, mas somos renovação.
— Alice Portugal (@Alice_Portugal) March 25, 2022
O PCdoB é escola, é ferramenta de transformação e de revolução.
Somos o partido dos comuns e lutamos por uma sociedade onde as pessoa devem valer pelo que são e não pelo que tem! #PCdoB100Anos💪✊ pic.twitter.com/ESVrC7VP8N
Vivo, altivo e presente em todas as lutas por democracia e direitos para o povo nos últimos 100 anos, o PCdoB é um partido imprescindível. Tenho orgulho de ser parte dessa história e viver esse momento. VIVA O CENTENÁRIO DO PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL! pic.twitter.com/ku6IZPuYAo
— Orlando Silva (@orlandosilva) March 25, 2022
100 anos de sonhos e luta.
— Manuela (@ManuelaDavila) March 25, 2022
Viva o @PCdoB_Oficial!
Viva o centenário da organização dos comunistas no Brasil! pic.twitter.com/F4Pw6gUcJY
IMPOSSÍVEL falar dos 100 anos do PCB sem citar o camarada Ivan Pinheiro. Histórico sindicalista, líder comunista e protagonista na história do Partidão nas últimas décadas. Ivan é um dos muitos heróis e heroínas do nosso povo que manteve o PCB vivo.
— Jones Manoel - Youtube: Jones Manoel (@jones_manoelpcb) March 25, 2022
Sejamos ortodoxos! pic.twitter.com/tTIkUY9w7R
É hoje e sempre. Parabéns Partidão. pic.twitter.com/tp6PxPP6BI
— Sofia Manzano PCB (@SofiaManzanoPCB) March 25, 2022
Parabéns ao @PCBpartidao pelo centenário. Mais tarde, junto com @chico_psol , vamos presentear o partido com a medalha Pedro Ernesto no ato público do PCB na ABI.
— Tarcísio Motta (@MottaTarcisio) March 25, 2022
Edição: Rebeca Cavalcante