Regularização e solicitação do título do eleitor, oficina de pequenos reparos e varal solidário foram algumas das atividades realizadas durante este sábado (26), na sede do Clube de Mães Colmeia, localizado no bairro Cohab, região central de Viamão. O evento foi voltado para as mulheres e organizado pela Associação Ubuntu Ukama.
“O nosso objetivo foi o empoderamento feminino e realizar um trabalho social com as mulheres, dar visibilidade, autonomia e gerar uma organização em torno deste tema”, relatou a diretora de eventos da Associação Ubuntu Ukama, a empresária Silva Roldão Matos.
Durante o dia, mulheres do bairro também puderam participar de aulas de yoga, confecção e consultoria de currículos, espaço de cuidado e beleza envolvendo manicure e maquiagens.
O evento foi voltado para as mulheres e organizado pela Associação Ubuntu Ukama / Reprodução
Vera Barcelos, moradora do bairro, conta que fez a oficina de pequenos reparos, “descobri que tenho potencial para a parte elétrica da casa, trocar chuveiro, por exemplo, a didática do professor foi muito boa, saio daqui mais poderosa de que quando entrei”.
Quem ofereceu esta oficina foi o arquiteto Gustavo de Castro, integrante da Ubuntu Ukama. “Foi muito bom o espaço, teve uma parte expositiva apresentando algumas ferramentas, noções de instalações hidráulicas, como o chuveiro, e também de instalações elétricas, toda a exposição foi trazendo o potencial e o empoderamento das mulheres em práticas que cotidianamente são machistas”, apresentou o arquiteto.
É a terceira vez que a Ubuntu Ukama realiza atividades no Clube de Mães Colmeia. O Colmeia é histórico no bairro com atividades desde 1983 e atualmente oferece aulas de ballet, capoeira, teatro e informática para crianças. “Nosso clube está sempre aberto para os grupos que têm interesse na transformação social, nós temos este intuito da inclusão”, relata Rosane dos Santos Nunes, a atual presidente do Clube.
Durante o dia, mulheres do bairro também puderam participar de aulas de yoga, confecção de currículos, espaço de cuidado e beleza e varal solidário / Reprodução
“Eu me identifico com a Ubuntu Ukama porque eles têm aquele mesmo sentimento do Colmeia de resgatar as pessoas, de resgatar a cidadania das pessoas”, avalia Denise Nunes, a tesoureira do Clube de Mães.
Natacha Tavares, presidenta da Associação Ubuntu Ukama, já tem muitos Clubes de Mães convidando a Associação para realizar eventos assim nos bairros. “Geralmente fazemos as oficinas pensando nos interesses de cada comunidade e também com as habilidades dos integrantes e dos parceiros, nosso objetivo é sempre fazer essas parcerias e estar em contato direto com as comunidades”, conta Natacha.
A regularização e solicitação do título de eleitor foi um dos serviços mais procurados. A jovem Stefani Vigorito, responsável pela comunicação da Ubuntu e que auxiliou com os títulos de eleitor, destacou que “a procura foi muito maior do que a gente imaginou que teria, as pessoas estão interessadas nisso e é algo fácil de se fazer, das pessoas que vieram aqui, somente uma precisou encaminhar para o cartório”, afirma.
Segundo o engenheiro civil Valtair Roldão este foi o primeiro evento realizado pela Associação Ubuntu Ukama neste ano. “Quisemos fazer em alusão às mulheres, porque o trabalho social começa por elas e pelas crianças, no ano passado realizamos a doação de 150 marmitas, varal solidário e uma feijoada para marcar o aniversário da Ubuntu.”
Mais eventos estão programados pela Associação este ano. A Ubuntu avisa que está com vaga para bolsista na área de projeto, é voltado para jovens negros estudantes do ensino médio ou graduação. Para saber mais e conhecer o trabalho da Ubuntu visite a conta no Instagram da associação.
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::