Precisamos nos atentar a que tipo de informação a população consome, compartilha e acredita
As notícias falsas, também conhecidas como "fake news", marcaram as eleições de 2018 no Brasil. Agora, com o cenário eleitoral se aproximando, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vem discutindo e convidando as plataformas de redes sociais a tomarem medidas que limitem a criação e compartilhamento de informações falsas na internet.
Sobre este assunto, a Entrevista Central do programa Central do Brasil desta terça-feira (29), recebe a Diretora do Instituto de Referência em Internet e Sociedade (Iris), Luiza Brandão para explicar sobre o peso das redes sociais nas eleições de 2022.
"Existe um equilíbrio muito sensível entre a liberdade de expressão e entre a interferências das plataformas no discurso dos usuários. Teoricamente, as plataformas de redes sociais não são responsáveis pelos conteúdos de terceiros, mas chegamos a um nível, volume e velocidade de compartilhamento de informações que torna a plataforma mais atenta ao que está acontecendo e eventualmente o encaminhamento desses conteúdos e perfis para a justiça", explica.
A especialista também aponta a importância do engajamento da sociedade no combate à desinformação.
"Ninguém deve defender a desinformação e nós, enquanto sociedade, devemos cobrar medidas efetivas pra extirpar esse mal que são as notícias falsas e manipulações de decisões de pessoas, principalmente no campo democrático. A população precisa se conscientizar para ajudar a combater a desinformação. Esse compromisso é da sociedade, das plataformas e da justiça".
E tem mais!
No quadro Nacional, você acompanha a história do jazz no Maranhão, como surgiu, as principais referências e sua importância para o estado.
Na Parada Cultural, Berico Roots indica o lançamento de seu primeiro álbum “Mundo Virtual”. O trabalho trará um total de 6 faixas e conta com participações especiais, como do grupo de rap Kontrast, na música “Cavalo de Nóia”, e DJ A Coisa na música “Brother Camarada”, além de uma composição inédita de Fernando Brant, um dos pilares do Clube da Esquina.
Sintonize
Para acompanhar o Central do Brasil, basta sintonizar a TVT em uma antena digital, interna ou externa. Na grande São Paulo, o canal é o 44.1 (sinal digital HD aberto); na NET o canal é o 512 (NET HD-ABC); no UHF, a sintonia é 46; 13 na NET-Mogi; e Canal 12 na Vivo São Caetano do Sul.
A sintonia da Rádio Brasil Atual é 98,9 FM na Grande São Paulo. Também é possível acompanhar a programação radiofônica pelo site do Brasil de Fato.
Quem está fora de São Paulo, pode sintonizar a TVT com a parabólica, via satélite. É necessário direcionar a antena para StarOne C3 Freq: 3973 Mhz Pol: Vertical, DVB-s2; SR: 5000 FEC ¾. Confira mais informações neste link.
Dados da menor estação receptora
Antena: Embrasat modelo RTM 2200Std
Focal-Point
Diâmetro 2,2m
Ganho de recepção no centro do Feixe (Dbi) 37,5
G/T da estação (dB/K) 18,4
Edição: Matheus Alves de Almeida