Hoje é dia de festa! Neste 1 de abril, o podcast Radinho BdF completa dois anos levando informações de qualidade para meninos e meninas, com muita diversão. Para marcar esta data pra lá de especial os ouvintes mirins contarão com novidades imperdíveis, que vão deixar o programa ainda mais brincante e com a cara das crianças do século 21.
Para garantir ainda mais qualidade e inovação nos nossos episódios, o Radinho passará a ser quinzenal, com novos quadros e com um formato ainda mais antenado aos gostos e preferências dos ouvintes mirins. A proposta é garantir apurações especiais, investigativas e ainda mais divertidas, que estejam alinhadas com os principais debates da sociedade, ajudando a levar informações para meninos e meninas e provando que qualquer assunto pode ser assunto de criança.
“O Brasil carece de programação para o público infanto-juvenil que inove e entenda crianças e adolescentes como sujeitos com opiniões sobre tudo o que estão vivendo, não só aqueles assuntos que a gente acha que são de criança”, diz a jornalista Camila Salmazio, que dá voz a atração e que participou de toda concepção do podcast.
Neste novo formato, a ideia é levar ainda mais conteúdos para crianças e seus cuidadores, indo além das rádios e dos tocadores de podcasts. Estas e outras novidades serão divulgadas ao longo de abril, mês de festa para o Brasil de Fato e para ou ouvintes do Radinho BdF.
Episódios especiais
Que tal aproveitar o clima de festa para ouvir ou relembrar episódios que marcaram o jornalismo infanto juvenil do país? A equipe do Brasil de Fato separou 10 programas imperdíveis, para ouvir e reouvir quantas vezes quiser.
Pode favoritar no seu tocador de podcasts:
Crianças que não se identificam com seu gênero ao nascer falam sobre identidade e aceitação
Uma das edições mais ouvidas e compartilhadas no Radinho contou as descobertas e delícias de crianças com incongruência de gênero, que já sabem defender seus direitos.
Das travessuras à proteção da natureza: crianças falam sobre importância do Saci Pererê
Não tem jeito: toda vez que o Radinho fala sobre o Saci é sucesso e diversão garantidos. Acompanhe histórias de crianças e adultos com o principal personagem do folclore brasileiro.
Quais as causas e consequências do trabalho infantil? Crianças discutem o problema
Apesar de já terem tarefas essenciais, como estudar e brincar, milhares crianças ainda sofrem com o trabalho infantil no Brasil, problema agravado pela pandemia do novo coronavírus.
Esperançar com Paulo Freire: crianças refletem sobre o legado do pensador
Para celebrar o centenário do Patrono da Educação Brasileira, meninos e meninas falam sobre seus professores e sobre o poder transformador do ensino.
Atletas e crianças que praticam esportes adaptados celebram Paralimpíadas
De olho na inclusão e na valorização da diversidade, episódio especial fala sobre a participação do Brasil nas Paralímpiadas de Tóquio, pelo olhar de esportistas mirins e profissionais.
Brincando com rimas, crianças contam sobre sua paixão pela Literatura de Cordel
Inspirada nas sextilhas dos cordéis, crianças cordelistas declamam poesias e contam sobre a história e as características desse estilo literário que é a cara do Brasil.
Radinho BdF conversa com atletas e crianças sobre as Olimpíadas de Tóquio
Campeões olímpicos e crianças esportistas contam como o esporte pode ser também uma ferramenta de transformação social.
Por que 19 de abril é o Dia de Luta dos Povos Indígenas?
Edição especial discute proteção do meio ambiente e importância da demarcação de terras.
Crianças relembram o crime da Vale em Mariana no Radinho BdF
Na véspera dos 5 anos do rompimento da barragem do Fundão, crianças que vivenciaram ou acompanharam a tragédia falam sobre mineração e seus riscos.
Meninas e meninos negros discutem sobre respeito e combate ao racismo
Crianças negras ocupam as ondas do rádio para debater os protestos antirracistas que tomaram as ruas de diversas cidades do mundo após o assassinato de George Floyd, em 2020.
O Radinho BdF é um programa semanal de 30 minutos voltado às crianças e aos cuidadores / Reprodução / Território do Brincar
Prêmios e reconhecimentos
Considerado o primeiro podcast jornalístico voltado para crianças e seus cuidadores, o Radinho BdF foi reconhecido e selecionado em alguns dos mais importantes prêmios de jornalismo do país. Só em 2021, o programa foi premiado três vezes, reconhecendo o potencial inovador, educativo e jornalístico da produção.
No último mês de outubro, o episódio especial “Crianças refugiadas discutem no Radinho BdF o direito de migrar” recebeu menção honrosa no Prêmio Vladmir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, considerado uma das mais importantes premiações jornalísticas do país, concedido desde 1979 a trabalhos que valorizam a democracia e os direitos humanos.
O episódio premiado lançou luz a trajetória de crianças de diferentes nacionalidades que chegaram no Brasil como refugiadas e que tentam reconstruir e ressignificar suas vidas no país. “Essa foi a primeira vez que um programa voltado para o público infanto-juvenil ganha destaque no prêmio. Isso passa um recado importante, mostra que a construção do futuro depende de a gente incluir todo mundo nos debates”, disse na ocasião a produtora do Radinho, Sarah Fernandes.
No mesmo mês, o programa faturou o troféu Microfone de Prata (Rádio) da categoria entretenimento, na 53ª edição do Prêmio de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Desde 1967, a iniciativa reconhece trabalhos que se diferenciam pelo serviço à dignidade humana.
Ainda em 2021, em setembro, o episódio “O que é autoproteção e como cuidar do seu corpo?” foi agraciado com o Prêmio de Comunicação Fundação José Luiz Egydio Setúbal na categoria “áudio”. A condecoração homenageia jornalistas e produtores de conteúdo que abordam questões de relevância sobre saúde da criança.
Parcerias
Nos seus primeiros dois anos de história, o Radinho esteve em escolas e universidades para falar com crianças e adultos sobre o potencial da comunicação infantojuvenil e dos podcasts como uma ferramenta interessante na educação de meninos e meninas.
Além disso, o programa contou com a parceira de instituições e movimentos populares que arregaçam as mangas para trabalhar pela justiça social. Um dos destaques é o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), que esteve junto às crianças para conversar sobre alimentação saudável e soberania alimentar. Outro parceiro de peso é o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que por meio dos Sem Terrinhas reúne crianças e adultos para debater a importância dos meninos e meninas luta social.
O Radinho BdF é um programa feito a muitas mãos. Por isso, o Brasil de Fato aproveita a oportunidade para agradecer aos educadores, contadores de histórias e especialistas que põe caminham lado a lado com jornalistas para construir cada um dos episódios.
Fica o agradecimento especial às crianças que navegam conosco pelas ondas dos rádio e a seus cuidadores, que se mobilizam para garantir a participação dos pequenos, fundamentais para construirmos o jornalismo para crianças, com crianças.
Toda quarta-feira, uma nova edição do programa estará disponível nas plataformas digitais / Brasil de Fato / Campanha Radinho BdF
Sintonize
O programa Radinho BdF vai ao ar às quartas-feiras, das 9h às 9h30, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista. A edição também é transmitida na Rádio Brasil de Fato, às 9h, que pode ser ouvida no site do BdF.
Em diferentes dias e horários, o programa também é transmitido na Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), e na Rádio Terra HD 95,3 FM.
Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o Radinho BdF de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].