Os interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 já podem solicitar a isenção da taxa de inscrição na Página do Participante, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O prazo para realizar o processo, aberto desde a segunda-feira (4), termina às 23h59 do dia 15 de abril.
O resultado da solicitação de isenção e da justificativa de ausência será divulgado em 22 de abril. O candidato que não tiver o pedido aceito pelo Inep ainda poderá solicitar o recurso de 25 a 29 de abril. O valor da taxa de inscrição é de R$ 85.
Análise: "Time que não faz, leva": Bolsonaro entra em campo com milicos, milícia e centrão
É importante destacar que a isenção da taxa não garante a participação no exame. Os interessados em realizar o Enem 2022, isentos ou não, devem realizar a inscrição na Página do Participante, tendo como referência o edital específico, ainda a ser publicado pelo Inep.
Justificativa
Para justificar a ausência no Enem 2021 ou solicitar a isenção da taxa de inscrição para a edição de 2022, o participante precisa informar o CPF e a data de nascimento. As informações pessoais devem ser iguais às disponíveis na Receita Federal. E-mail e telefone para contato completam a solicitação.
Mais lidas: Em "ato falho", Bolsonaro liga morte de Adriano a Marielle e nega motivos para matar vereadora
Além disso, para ter a justificativa analisada, o participante deve enviar documentação que comprove o motivo da ausência. Os documentos devem estar datados e assinados. Não serão aceitos documentos autodeclaratórios ou emitidos por pais ou responsáveis.
Quem pode solicitar a isenção?
O aluno que estiver cursando a última série do ensino médio no ano de 2022, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública; O participante que cursou todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, que tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio; O estudante que declara situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), desde que informe o seu Número de Identificação Social (NIS) único e válido.
Veja também: Quais são as regras atuais para a entrada de brasileiros na Europa?
Quais documentos devo apresentar?
Identidade do participante e dos demais membros que compõem o núcleo familiar; Cópia do cartão com o NIS válido, no qual está a inscrição no CadÚnico; Declaração que comprove a realização de todo o ensino médio em escola pública ou histórico escolar do ensino médio, com assinatura e carimbo da escola; No caso de participante bolsista, acrescentar a declaração da escola que comprove a condição de bolsista integral em todo o ensino médio.
Edição: Vivian Virissimo