O prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 e justificar ausência na edição de 2021 encerra no final dessa semana, na esta sexta-feira (15), às 23h59. O procedimento deve ser realizado através da internet, na Página do Participante.
A justificativa de ausência é para o participante que conseguiu a isenção da taxa de inscrição no Enem 2021, mas faltou aos dois dias de aplicação e deseja pedir isenção na edição de 2022.
É importante destacar que a isenção da taxa não garante a participação no exame. Os interessados em realizar o Enem 2022, isentos ou não, devem se inscreverr na na Página do Participante.
Quem tem direito de solicitar a isenção?
- Alunos que estão na última série do ensino médio em escolas públicas;
- Estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou sejam bolsistas integrais em escolas privadas. Neste caso, os candidatos precisam ter renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio (R$ 1.818) por pessoa;
- Participantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por serem membros de família de baixa renda, e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Quais documentos devo apresentar?
- Identidade do participante e dos demais membros que compõem o núcleo familiar;
- Cópia do cartão com o NIS válido, no qual está a inscrição no CadÚnico;
- Declaração que comprove a realização de todo o ensino médio em escola pública ou histórico escolar do ensino médio, com assinatura e carimbo da escola;
- No caso de participante bolsista, acrescentar a declaração da escola que comprove a condição de bolsista integral em todo o ensino médio.
O resultado da solicitação de isenção e da justificativa de ausência será divulgado em 22 de abril. O candidato que não tiver o pedido aceito pelo Inep ainda poderá solicitar o recurso de 25 a 29 de abril. O valor da taxa de inscrição é de R$ 85.
Como uso as notas do Enem?
As notas do Enem podem ser usadas para ingressar no ensino superior, em universidades públicas e privadas, e para participar de programas federais como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Saiba mais aqui
::: Fez o Enem 2021? Consulte o resultado e saiba como utilizar sua nota
Edição: Rodrigo Durão Coelho