OUÇA E ASSISTA

Como o governo Bolsonaro aplica os recursos do orçamento da União?

Pesquisa feita pelo INESC revela que, desde 2019, há uma política de desfinanciamento e de desmonte do serviço público

Ouça o áudio:

Acompanhe o programa de segunda a sexta-feira, às 19h45, por TVs e rádios comunitárias e educativas de todo o país - Evaristo Sa / AFP
Está acontecendo um desmonte das políticas sociais

Pesquisa realizada pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (INESC) constatou que, entre 2019 e 2021, houve um desmonte de políticas sociais no governo federal. Isso significa que o país andou algumas casas para trás na hora de garantir direitos básicos para a população, como saúde, educação e assistência social. 

O estudo, que se chama "A conta do desmonte - Balanço geral do orçamento da união", foi publicado nesta segunda-feira (11) e registrou que, em 2021, no auge da pandemia, os recursos que deveriam ser aplicados para combater a doença foram reduzidos em 79%, quando comparados ao que foi investido em 2020. 

A assessora política do INESC, Livi Gerbase, é a convidada da Entrevista Central. do programa Central do Brasil desta terça-feira(12), e analisa que quando o assunto é promoção de igualdade racial, cuidado com o meio ambiente e outras pautas sociais, é que fica evidente como o governo operou o desmonte.

"Essas áreas não são de gastos obrigatórios, como saúde e educação. Quando a gente passa para políticas população indígena, direito das mulheres, promoção da igualdade racial, os cortes são muito drásticos", explicou a assessora. 

E tem mais!

Na reportagem Nacional, você acompanha a movimentação de senadores da oposição para colher o número total de assinaturas para aprovar a criação da CPI do MEC, que vai apurar os escândalos de corrupção na área da educação. O Governo também tem criado uma força-tarefa para impedir que os senadores assinem o requerimento. 

Ainda em Brasília, a repórter Nayá Tawane acompanhou de perto a mobilização do oitavo dia do Acampamento Terra Livre, que tem reunido na capital federal mais de 08 mil pessoas. Em pauta, reivindicações como a luta contra o marco temporal e o projeto de lei que pode autorizar mineração em terra indígena. Nesta terça (12), o ex-presidente Lula realizou uma visita ao Acampamento. 

A Parada Cultural apresenta o trabalho do Coletivo Catappum, que, entre outras atividades, promove espetáculos online de palhaçaria preta. O projeto surgiu de um incômodo dos artistas de não ver representatividade de palhaços pretos na formação de artes cênicas. 

Sintonize

Para acompanhar o Central do Brasil, basta sintonizar a TVT em uma antena digital, interna ou externa. Na grande São Paulo, o canal é o 44.1 (sinal digital HD aberto); na NET o canal é o 512 (NET HD-ABC); no UHF, a sintonia é 46; 13 na NET-Mogi; e Canal 12 na Vivo São Caetano do Sul.

A sintonia da Rádio Brasil Atual é 98,9 FM na Grande São Paulo. Também é possível acompanhar a programação radiofônica pelo site do Brasil de Fato.

Quem está fora de São Paulo, pode sintonizar a TVT com a parabólica, via satélite. É necessário direcionar a antena para StarOne C3 Freq: 3973 Mhz Pol: Vertical, DVB-s2; SR: 5000 FEC ¾. Confira mais informações neste link.

Dados da menor estação receptora

Antena: Embrasat modelo RTM 2200Std
Focal-Point
Diâmetro 2,2m
Ganho de recepção no centro do Feixe (Dbi) 37,5
G/T da estação (dB/K) 18,4 

Edição: Daniel Lamir