ouça e assista

Central do Brasil: encontro em Porto Alegre discute mudanças no sistema de justiça

Para participantes do Fórum Social Mundial de Justiça e Democracia, o modelo atual não combate a opressão histórica

Ouça o áudio:

Encontro que acontece em Porto Alegre busca pensar um sistema de justiça que coloque as pessoas em primeiro plano - Divulgação FSMJD
Centenas de coletivos se reúnem na capital gaúcha entre 26 e 30 de abril

O programa Central do Brasil desta terça-feira (26) traz uma entrevista com Maria Betânia Silva, ex-procuradora de Justiça e integrante do coletivo Transforma SP. Ela conta todos os detalhes da programação do Fórum Social Mundial de Justiça e Democracia (FSMJD), que será realizado de 26 a 30 de abril em Porto Alegre (RS). 

O FSMJD pretende funcionar como um espaço para explorar os mais diversos aspectos da vida política, econômica, social e cultural. Além disso, o Fórum visa ampliar as denúncias sobre o atual sistema de justiça que é incapaz de fazer oposição a herança histórica de opressão. 

Dessa maneira, centenas de entidades e coletivos estarão reunidos na busca de instalar um sistema de justiça capaz de colocar as pessoas em primeiro lugar, garantindo um ambiente equilibrado para o presente e para o futuro.

Tem mais!

O quadro Trilhos do Brasil aborda a falta de apoio do poder público em relação ao teatro de bonecos de espuma e marionetes em Pernambuco. E para falar mais sobre o assunto, a repórter Lucila Bezerra traz uma matéria com o Teatro Lobatinho, que atua na zona norte do Recife. O grupo atualmente tem tido dificuldades para conseguir manter as apresentações. 

Já no Embarque Imediato, o especialista em carnaval Pai Jair´Ode analisa os desfiles das Escolas de Samba do Rio de Janeiro e São Paulo. Para ele, as apresentações e os enredos das agremiações trouxeram o grito de resistência e representatividade do movimento negro. 

E para finalizar esta edição, a Parada Cultural aborda a diversidade musical do espetáculo “Show onde a música nos leva”. Reunindo quinze instrumentos e vozes, a atração mistura ritmos como maracatu, samba de roda e muitos outros.
 
O Central do Brasil é exibido de segunda à sexta, às 19h45, pela TVT-SP, emissoras públicas e comunitárias de todo país e pelo Brasil de Fato nas redes sociais.

Sintonize!

Para acompanhar o Central do Brasil, basta sintonizar a TVT em uma antena digital, interna ou externa.

Na grande São Paulo, o canal é o 44.1 (sinal digital HD aberto); na NET o canal é o 512 (NET HD-ABC); no UHF, a sintonia é 46; 13 na NET-Mogi; e Canal 12 na Vivo São Caetano do Sul.

A sintonia da Rádio Brasil Atual é 98,9 FM na Grande São Paulo. Também é possível acompanhar a programação radiofônica pelo site do Brasil de Fato.

Quem está fora de São Paulo, pode sintonizar a TVT com a parabólica, via satélite. É necessário direcionar a antena para StarOne C3 Freq: 3973 Mhz Pol: Vertical, DVB-s2; SR: 5000 FEC ¾. Confira mais informações neste link.

Dados da menor estação receptora

Antena: Embrasat modelo RTM 2200Std
Focal-Point
Diâmetro 2,2m
Ganho de recepção no centro do Feixe (Dbi) 37,5
G/T da estação (dB/K) 18,4
 

Edição: Raquel Setz