Na escolha das comissões permanentes da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (27), o parlamento brasileiro ignorou o Supremo Tribunal Federal (STF) e elegeu Daniel Silveira (PTB-RJ) como 1º vice-presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, comandada por Aluisio Mendes (PSC-MA). Ele também foi escolhido como membro titular do mais importante colegiado da Casa, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Condenado pelo STF, Silveira recebeu indulto (“graça”) do presidente da República, que está sendo contestado no próprio STF.
A CCJ, por sinal, tem agora como presidente o deputado baiano Arthur Maia, do União Brasil, partido formado a partir da fusão entre DEM e PSL. Ele substitui a bolsonarista Bia Kicis (PL-DF). Maia foi relator da “reforma” administrativa, que o governo não conseguiu aprovar. Essa mesma legenda comandará ainda as comissões de Minas e Energia (Fabio Schiochet, de Santa Catarina) e Esporte (Delegado Pablo, do Amazonas).
Mais definições
Outras eleições já confirmadas foram para deputados do PP: Pinheirinho (MG) na Comissão de Seguridade Social e Família e Covatti Filho (RS) na Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Pelo PSD, Marco Bertaioli (SP) fica na presidência da Comissão de Finanças e Tributação e Sidney Leite (AM), na de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços.
Também foi definido o comando da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática: Milton Coelho (PSB-PE). O PL, com Giacobo (PR), fica com a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento, Desenvolvimento Rural.
Tucanos com Relações Exteriores
Entre as eleições já concluídas, Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) ficou com a Defesa do Consumidor e Pedro Vilela (PSDB-AL), com a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional. Já Leônidas Cristino (PDT-CE) comanda a Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público. Paulinho da Força (Solidariedade-SP) é o novo presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle.
A Câmara tem 25 comissões permanentes. A eleição ocorreu com atraso devido às mudanças provocadas pela “janela” partidária, encerrada no dia 1º.
Confira as principais notícias desta quarta (27/04), no áudio acima.
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual
Edição: Rede Brasil Atual