Um torcedor do Boca Juniors, da Argentina, foi detido pela Polícia Militar na Neo Química Arena, em Itaquera, depois de ser flagrado imitando macacos no jogo contra o Corinthians, na noite dessa terça-feira (27), pela Libertadores da América.
No vídeo que viralizou nas redes sociais, é possível ver o homem pulando com as mãos na cintura e fazendo gestos “coçando” a cabeça, em referência a um macaco.
O argentino foi levado ao Jecrim (Juizado Especial Criminal) dentro do estádio e, na madrugada desta quarta (27), foi transferido do 24º DP para a Delegacia de Polícia de Repressão e Análise aos Delitos de Intolerância Esportiva (Drade). O crime de injúria racial (artigo 140, parágrafo 3º) prevê reclusão de um a três anos e multa.
:: Na véspera do 20 de novembro, Justiça retira punição de Brusque por racismo contra Celsinho ::
O Corinthians se manifestou por meio de nota oficial, na qual disse que "repudia todo e qualquer ato de racismo e discriminação e agradece à Polícia Militar pela eficiência no apoio prestado. Esse fato só reforça a importância de nossa luta por um futebol sem ódio."
:: Brasil vive guerra racial permanente, diz Douglas Belchior ::
O time paulista venceu o Boca Juniors por 2 a 0 pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores. Os dois gols da partida foram feitos pelo volante Maycon. Na única vez que o Corinthians ganhou o título da competição continental, em 2012, a equipe venceu o Boca na final.
Assista ao vídeo dos gestos racistas:
Torcedor do Boca imitando um macaco. Ele foi preso. pic.twitter.com/NvgH31Da6Z
— Curiosidades Brasil (@CuriosidadesBRL) April 27, 2022
Assista ao vídeo da detenção:
Torcedor do Boca foi retirado da arquibancada após ser acusado de chamar torcedores do Corinthians de “macaco” #LibertadoresNoSBT pic.twitter.com/jrb9SwyWtu
— Marielle Rojas (@rojas_mari) April 27, 2022
Edição: Vivian Virissimo