Líderes da Rede Sustentabilidade se reuniram com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na manhã desta quinta-feira (28), em um hotel na região central de Brasília. Com a presença de congressistas e dirigentes da sigla, o evento teve como coordenador o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que integra a campanha do petista ao Palácio do Planalto, mesmo antes da aprovação da direção de seu partido.
O ato teve a presença dos deputados federais Túlio Gadelha (Rede-PE) e Joênia Wapichana (Rede-RR), que também têm pressionado para que a cúpula do partido apoie Lula desde o primeiro turno das eleições presidenciais de outubro. As ex-candidatas a presidente Marina Silva e Heloísa Helena não concordam com o movimento e não compareceram.
:: Lula pode revogar decretos de sigilo de Bolsonaro? Entenda o que diz a lei ::
Nos bastidores, Lula tenta uma reaproximação com Marina, com apoio de Randolfe. A ex-ministra deixou o governo Lula em 2008 e se tornou uma voz crítica aos governos do PT. Apesar do esforço de lideranças da Rede, até o momento, contudo, ela resiste a fazer sinalizações favoráveis ao petista.
:: Randolfe tenta diálogo entre Marina Silva e Lula ::
Dirigentes e políticos do PT também marcaram presença, assim como representantes do PSol, que aprovou uma federação com a Rede para o próximo processo eleitoral. Entre eles, o prefeito de Belém, Edmilson (PSol), o líder do PT na Câmara dos Deputados, o mineiro Reginaldo Lopes, a presidenta da sigla, Gleisi Hoffmann (PT-PR) e o ex-ministro Aloizio Mercadante.
A primeira parte do evento ficou marcada por discursos de dirigentes da Rede em diversos estados do país. Todos que falaram demonstraram apoio entusiasmado ao ex-presidente, reforçando a importância de que o partido oficialize uma união com Lula ainda no primeiro turno. Os participantes do evento entregaram ao petista um documento com uma série de propostas. Clique e faça o download da íntegra.
Edição: Felipe Mendes