Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com benefícios maiores que um salário mínimo recebem nesta segunda-feira (2) a primeira parcela do 13º salário. Todos os pagamentos serão realizados até 6 de maio.
O valor corresponde a 50% do valor do benefício. Quem passou a receber o dinheiro depois de janeiro, no entanto, terá o valor calculado proporcionalmente aos meses restantes.
São dois calendários que organizam o pagamento, um para os segurados que recebem até um salário mínimo e outro para aqueles que recebem mais do que o piso nacional.
Para aqueles que recebem até um salário mínimo (R$ 1.212, neste ano) e têm o "6" como número final do benefício, o pagamento será realizado nesta segunda-feira (2) e para aqueles que ganham mais de um salário mínimo, os depósitos começam hoje. A data é estabelecida levando em consideração o número final do benefício, sem considerar o dígito.
Para quem recebe até um salário mínimo
Número 6 como final de benefício - 2 de maio
Número 7 - 3 de maio
8 - 4 de maio
9 - 5 de maio
0 - 6 de maio
Calendário para quem recebe mais de um salário mínimo
Números 1 e 6 - 2 de maio
2 e 7 - 3 de maio
3 e 8 - 4 de maio
4 e 9 - 5 de maio
5 e 0 - 6 de maio
Como consultar os benefícios
A consulta aos valores pode ser feita por meio da central de atendimento por telefone, no número 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h. É necessário informar o número do CPF e confirmar informações cadastrais para evitar fraudes.
Também é possível fazer a consulta pelo aplicativo Meu INSS, clicando em "Extrato de Pagamento", onde estão todos os detalhes sobre o pagamento do benefício.
Segunda parcela
A segunda parcela será paga entre 25 de maio e 7 de junho, seguindo os mesmos critérios de pagamento: número final do benefício e valor. Na segunda parcela, entretanto, pode haver o desconto do Imposto de Renda.
Segundo o governo federal, 30,5 milhões de segurados do INSS serão pagos, totalizando R$ 56,7 bilhões.
Confira os calendários da segunda parcela
Para benefícios de até um salário mínimo
Número 1 como final de benefício - 25 de maio
Número 2 - 26 de maio
3 - 27 de maio
4 - 30 de maio
5 - 31 de maio
6 - 1º de junho
7 - 2 de junho
8 - 3 de junho
9 - 6 de junho
0 - 7 de junho
Para benefícios acima de um salário mínimo
Números 1 e 6 - 1º de junho
2 e 7 - 2 de junho
3 e 8 - 3 de junho
4 e 9 - 6 de junho
5 e 0 - 7 de junho
Edição: Glauco Faria