O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi (PT), levou ao South Summit Brasil, nesta sexta-feira (6), o trabalho realizado através das experiências na cidade na área de inovação e tecnologia. Ele destacou a importância do Tecnosinos, considerado o maior e melhor parque tecnológico da América do Sul, que atua sob uma governança de quádrupla hélice entre Prefeitura, Unisinos, Acist e empresários do Parque.
O painel promovido pela Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal), foi coordenado pelo prefeito da capital, Sebastião Melo (MDB). Também contou com a participação do prefeito de Gravataí, Luiz Zaffalon (MDB) e do diretor executivo da Granpal, Marcello Vernet de Beltrand.
Para Vanazzi, a feira realizada durante três dias nos armazéns do Cais do Mauá, em Porto Alegre permitiu uma conexão nunca vista entre empreendedores, investidores e startups, de caráter internacional. "Nós nos integramos em um projeto robusto de desenvolvimento, inovação e tecnologia e temos como pilar a formação de mão-de-obra qualificada que produza em nossa cidade", disse o prefeito sobre São Leopoldo.
"Em parceria com o Tecnosinos e também o Senac, implantamos o Programa 3 Mil Talentos de TI, para formação de jovens e adultos. É papel do município incentivar a formação e produzir o acesso a toda população", disse. Segundo Vanazzi, "a tecnologia não pode estar ao alcance de uma pequena parte da população, mas “tem que chegar a todos e é parte do desenvolvimento”.
O prefeito aproveitou o seu espaço de fala e elogiou a iniciativa da Granpal, em aderir à organização e participação da feira. Destacou também a criação, oficializada no final do painel, do Fórum de Secretários de Inovação da Região Metropolitana.
Estarão representando a São Leopoldo, no Fórum, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico, Juliano Maciel, e o assessor de Planejamento Nelsinho Metalúrgico. "Isso vai promover uma revolução tecnológica na nossa região", destacou o prefeito.
South Summit em São Leopoldo
Vanazzi falou também sobre o bicentenário da imigração alemã no Brasil, que será comemorado em 2024 em São Leopoldo. "Queremos fortalecer a cidade com inovação, empreendedorismo e tecnologia. Quem sabe no ano do bicentenário não conseguiremos promover um "braço" da South Summit em São Leopoldo", provocou.
O prefeito também se encontrou com a fundadora do South Summit, a espanhola María Benjumea, quando a parabenizou pela ideia e destacou o desejo de São Leopoldo organizar uma delegação até Madrid para aproximar as relações. Destacou o trabalho que vem coordenando e disse do interesse da cidade de, em 2024, ano do bicentenário, contar com uma parte da South Summit ocorrendo na cidade, dando ênfase ao ambiente de negócios e inovação que São Leopoldo possui com o Tecnosinos e toda a cadeia produtiva envolvida.
O evento
O South Summit Brasil, um dos maiores eventos internacionais de inovação e tecnologia, iniciou na quarta-feira (4), no Cais Mauá, em Porto Alegre. Encerrou nesta sexta-feira, tendo recebido milhares de pessoas em busca de oportunidades de negócios. Nos três dias de evento, foram mais de 400 palestrantes e 50 finalistas escolhidos entre os mil projetos inscritos para o Startup Competition.
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::