Ex-ministro da Saúde, José Gomes Temporão debate importância do SUS
O Brasil pode voltar a ter epidemias de sarampo e poliomielite, doenças que já estavam erradicadas ou controladas no país. A afirmação é do ex-ministro da Saúde, José Gomes Temporão, com base na diminuição da vacinação contra estas doenças.
Temporão conversou com a edição de hoje (9) do Programa Bem Viver e falou sobre a queda na cobertura vacinal de outras enfermidades, como caxumba e rubéola. O cenário é preocupante porque o país pode voltar a ter surtos de doenças que estavam oficialmente erradicadas.
Vale ressaltar que o Brasil já foi exemplo de vacinação para o mundo, mas nos últimos anos tem ficado para trás nos números de imunização.
Na entrevista, Temporão também falou sobre o estágio atual da pandemia de covid-19 e sobre a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) para o país.
Lula na Unicamp
Na última semana, o pré-candidato à presidência da república, Luís Inácio Lula da Silva, esteve na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) para participar de uma aula magna. O tema central do encontro foi educação.
O Bem Viver separou trechos importantes dos debates realizados durante o evento. Lula falou sobre a importância de ampliar investimentos no ensino público e de garantir de acesso à educação.
Selma do Coco
O Bem Viver presta uma homenagem a cantora e compositora pernambucana Selma do Coco, que partiu há exatos sete anos deixando um enorme legado de ritmos, letras e melodias.
Natural de Vitória de Santo Antão (PE), Selma ficou conhecida pelo Coco de Roda, manifestações culturais das quais participava desde a infância nas festas juninas.
Apesar do talento nato, o reconhecimento de Selma na música ocorreu apenas depois que ela ficou viúva e passou a vender tapiocas no Alto da Sé, em Olinda. Lá, ela começou a cantar para atrair a freguesia e pouco tempo depois seus cantos solitários se transformaram em rodas de coco.
Sintonize
O programa Radinho BdF vai ao ar às quartas-feiras, das 9h às 9h30, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista. A edição também é transmitida na Rádio Brasil de Fato, às 9h, que pode ser ouvida no site do BdF.
Em diferentes dias e horários, o programa também é transmitido na Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), e na Rádio Terra HD 95,3 FM.
Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o Radinho BdF de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].
Edição: Sarah Fernandes