A chegada de uma massa de ar polar vai derrubar as temperaturas no Paraná a partir desta terça-feira (17), com expectativa de zero grau no extremo sul do estado. De acordo a previsão, o vento intenso dará a sensação de temperaturas ainda mais baixas do que aquelas registradas nos termômetros.
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) alerta para a ocorrência de geada, mas sem condições favoráveis para a neve.
Nesta segunda-feira (16), em Curitiba, a temperatura mínima registrada foi de 11°C no início do dia, mas a menor ocorrerá à noite, segundo o Simepar, situação que se repetirá em todas as regiões paranaenses.
Leia mais: Inmet prevê frio em todo o país a partir deste domingo (15)
Nos próximos dias, no Paraná, os termômetros chegam a 3ºC em muitos pontos do estado, com sensação térmica ainda mais baixa.
“No Paraná, a tendência é de termos temperaturas mais baixas entre o sul, centro-sul e o leste do estado, com temperaturas abaixo dos 5 graus nos termômetros na divisa com Santa Catarina. Entre as cidades da região, como Guarapuava, Palmas e General Carneiro, fica próxima a zero grau, com a sensação de frio acentuada pelos ventos”, detalha o meteorologista do Simepar, Lizandro Jacóbsen.
Sobre a possibilidade de neve no Paraná, ele explica que os indicadores apontam para a ocorrência de chuva congelada na divisa com Santa Catarina devido à garoa. Embora sejam fenômenos bem próximos, ela é formada por um tipo de granizo bem pequeno, enquanto a neve chega em forma de flocos.
Já as geadas estão previstas para vários pontos do estado, ocorrendo de intensidade fraca a moderada de acordo com a região, exceto no litoral.
Fonte: BdF Paraná
Edição: Lia Bianchini