OUÇA E ASSISTA

"O Brasil não vai bem", diz Dom Jaime Spengler, 1º vice-presidente da CNBB

Líder católico fala de solidariedade, esperança e do posicionamento da entidade sobre a realidade brasileira

Ouça o áudio:

Arcebispo metropolitano de Porto Alegre, Dom Jaime comenta documento intitulado de "Mensagem ao Povo Brasileiro" - CNBB
Pela primeira vez depois de muitos anos, o salário mínimo não acompanha o custo de vida

O Central do Brasil desta sexta-feira(20) traz um balanço da 59° Assembleia Geral da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil. Por conta disso, a Entrevista Central recebe o 1° vice-presidente da CNBB, Dom Jaime Spengler, que faz uma análise da conjuntura atual que a população brasileira vive.

“O Brasil não vai bem e existe sim uma preocupação atual com o nosso país, o quadro é gravíssimo. Pela primeira vez, depois de muitos anos, o salário mínimo não acompanha o custo de vida”. 

Durante a Assembleia da CNBB, a entidade lançou um documento intitulado como “Mensagem ao Povo Brasileiro”. A carta traz diversos pontos que abordam a atual situação social, política e econômica do país. 

“Nós estamos assistindo o descuido com a terra e com a nossa casa comum, além da questão do meio ambiente e a violência que está explicita e latente. Também estamos vendo o crescimento do desemprego e da miséria. Eu vivo em Porto Alegre, e me espanta a quantidade de pessoas que estão vivendo nas ruas”. 

E mais!

Você também acompanha uma reportagem que mostra as campanhas de arrecadação de agasalhos para aquecer a população em situação de rua em diversas regiões do país. Já no Embarque Imediato, você fica ligado na greve dos metalúrgicos, na fábrica da Renault, em São José dos Pinhais, no Paraná. Já a Parada Cultural indica programação que faz homenagem ao cineasta brasileiro Expedito Lima

O Central do Brasil é exibido de segunda a sexta-feira, às 19h45, pela TVT-SP, emissoras públicas e comunitárias de todo país e pelo Brasil de Fato nas redes sociais.

Sintonize!

Para acompanhar o Central do Brasil, basta sintonizar a TVT em uma antena digital, interna ou externa. Na grande São Paulo, o canal é o 44.1 (sinal digital HD aberto); na NET o canal é o 512 (NET HD-ABC); no UHF, a sintonia é 46; 13 na NET-Mogi; e Canal 12 na Vivo São Caetano do Sul.

A sintonia da Rádio Brasil Atual é 98,9 FM na Grande São Paulo. Também é possível acompanhar a programação radiofônica pelo site do Brasil de Fato.
Quem está fora de São Paulo, pode sintonizar a TVT com a parabólica, via satélite. É necessário direcionar a antena para StarOne C3 Freq: 3973 Mhz Pol: Vertical, DVB-s2; SR: 5000 FEC ¾. Confira mais informações neste link.

Dados da menor estação receptora
Antena: Embrasat modelo RTM 2200Std
Focal-Point
Diâmetro 2,2m
Ganho de recepção no centro do Feixe (Dbi) 37,5
G/T da estação (dB/K) 18,4
 

Edição: Matheus Alves de Almeida