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Transporte Público

Artigo | 18 anos de Bilhete Único em São Paulo

Bilhete está incorporado ao cotidiano da capital paulista, servindo como parâmetro para diversas outras cidades

25.maio.2022 às 11h28
São Paulo
Jilmar Tatto

Para quem precisa utilizar o transporte público todos os dias, um aumento de cerca de 30% na tarifa dos ônibus pode comprometer as contas familiares - Foto: Carlos Alberto Silva

O sistema de transporte público é uma das políticas mais perenes na vida das pessoas, sem que a maioria se de conta disso. Se locomover é uma necessidade constante, enquanto outros serviços são utilizados por um período, no caso da educação, ou pontualmente, como o Sistema Único de Saúde, por exemplo.



Nos governos petistas, sempre foi prioridade elaborar políticas públicas que otimizem o tempo e diminuam os custos para os usuários do sistema municipal de transporte. Em São Paulo, desde as eleições de 1992 as candidaturas do PT apresentavam a criação de um bilhete que, após pagar a tarifa, o passageiro poderia fazer diversas viagens. No entanto, foi apenas no último ano do governo Marta Suplicy que foi viabilizado.



Política pioneira



Enquanto Secretário Municipal de Transporte, estive à frente do processo de implantação que iniciou em janeiro de 2004, para estudantes e aposentados, para fase de testes. Em maio de 2004, o Bilhete Único foi disponibilizado para o público em geral, permitindo viagens ilimitadas nos ônibus durante duas horas, mediante a tarifa da época. Desde então, o BU vem passando por diversas, para o bem e para o mal. Ao passo que aumentou a gama de serviços abrangidos pelo bilhete, como Metrô e trens da CPTM, nos governos do PSDB foi limitado, por exemplo.

::População deve discutir alternativas para a crise do transporte urbano, dizem especialistas::



Após sua implantação, o BU foi rapidamente incorporado pelo povo, trazendo benefícios que foram além da economia com a passagem. Após um ano de implantação, em 2005, com o recurso economizado pelo uso do bilhete, 32% das pessoas aumentaram gasto com alimentação; 11% destinaram a roupas e calçados; e 8% destinaram o recurso economizado ao laser. Mais de 27% utilizaram o recurso para gastos domésticos. Foram milhões injetados na economia em diversos setores, parte retornando em impostos.



Mais tempo para as pessoas



Outro efeito positivo foi a diminuição dos assaltos aos ônibus. Em 2003 foram 11 mil roubos, em 2005 esse número caiu para 3 mil.



O Bilhete Único também garantiu mais tempo aos usuários do transporte público e, em uma cidade como São Paulo, tempo é qualidade de vida.É a possibilidade de estar ao lado da família. É a diferença entre conseguir chegar no horário na faculdade ou chegar atrasado. Esse fator transforma a vida das pessoas.

::Mais transporte público, mais acesso à saúde::

Como toda política pública, o BU também precisa de medidas complementares. No governo de Fernando Haddad, (2012-2016), em que também fui Secretário de Transporte, foram implantadas as modalidades mensal, semanal e diária, que permitia o uso irrestrito de acordo com a modalidade contrada (extintos por João Doria), assim como a recarga através do celular.



Melhorar sempre



Hoje o Bilhete Único está incorporado ao cotidiano de São Paulo, servindo como exemplo para diversas outras cidades fazerem o seu modelo. No entanto, os desafios de melhorar e, principalmente, custear o serviço de transporte público de qualidade continuam, necessitando cada vez mais em uma política que desemboque em um sistema nacional de transporte.



Após 18 anos, hoje olho para trás e vejo o quanto essa política transformou a cidade. Tenho muito orgulho de ter liderado esse processo com Marta Suplicy e depois com Fernando Haddad. Novos desafios estão postos e o Partido dos Trabalhadores continuará a buscar ações que permitam ao povo se locomover com rapidez e qualidade.



*Jilmar Tatto é Secretário Nacional de Comunicação do PT e ex-Secretário Municipal de Transporte nos governos de Marta Suplicy e Fernando Haddad em São Paulo

** Este é um artigo de opinião. A visão do autor não necessariamente expressa a linha editorial do jornal Brasil de Fato.

Editado por: Glauco Faria
Tags: bilhete únicotransporte público
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