A Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (JURA) deste ano tem início na próxima terça-feira (31) no Rio de Janeiro. A atividade acontece a partir das 10h, no Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O evento é organizado em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
Leia também: Stedile e João Paulo Rodrigues, do MST, falam sobre o uso político do Incra por Bolsonaro
A primeira parte da programação tem início com uma roda de conversa com o objetivo de debater as tecnologias podem contribuir com a democratização do acesso à terra no Brasil. “Também quais são os desafios colocados para as engenharias na construção de um projeto de país que garanta o direito das famílias do campo não só a moradia, mas à água, à energia, educação, saúde e a uma alimentação saudável”, explicita a nota de divulgação do evento.
A partir das 11h30, acontece o lançamento do livro "Tecnologia Social e Reforma Agrária Popular", uma parceria entre UFRJ, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) e a Universidade Estadual Paulista (UNESP), apresentando 35 artigos que refletem a questão tecnológica no âmbito da reforma agrária.
Já a partir das 14h, será realizada a oficina "Tecnologia Social e Reforma Agrária: Captando a água da chuva na prática", tocada por estudantes da UFRJ, que mostrará uma tecnologia para aproveitar a água da chuva.
Serviço:
O quê?
Debate sobre Reforma Agrária e Tecnologia, no âmbito da JURA.
Onde?
No Hall do Bloco A do CT da UFRJ.
Quando?
Terça-feira (31), das 10h às 15h30.