A Reforma Trabalhista, idealizada no governo Temer, trouxe mudanças afetaram profundamente a arrecadação das entidades sindicais e reduziram seus orçamentos, prejudicando a atividade das instituições que defendem os trabalhadores e, por fim, quem trabalha.
Com a promessa de gerar empregos mas retirando direitos trabalhistas e enfraquecendo o movimento sindical, a reforma foi aprovada, mas não sem críticas. Até os servidores públicos que até então gozavam de certa estabilidade tem sofrido com as repercussões da medida.
Manifestantes protestam contra a reforma da Previdência e reforma trabalhista, em Brasília, em março / Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Para conversar sobre os impactos da Reforma Trabalhista em Pernambuco e no Brasil, o Brasil de Fato Pernambuco convidou Jackeline Natal, supervisora do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) e Eduardo Albuquerque, diretor do Sindicato dos Servidores Públicos Federais de Pernambuco (SINDSEP).
O Prosa e Fato é um programa de entrevistas que debate os mais diversos temas a partir de uma visão popular e vai ao ar na Rádio Paulo Freire 820 AM todas as segundas às 12h, na Rádio Brasil de Fato e também nas principais plataformas de streaming, como Spotify e Google Podcasts.