Apesar das seguidas catástrofes no Brasil, a medida só é colocada em questão com objetivo eleitoral
As fortes chuvas que atingiram o estado de Pernambuco, e mais intensamente, a Grande Recife, deixaram um rastro de destruição e 128 mortos. Uma tragédia que se repete todos os anos no Brasil, e agora, com frequência ainda maior. Somente neste ano, são mais de 494 vítimas por desastres como este, segundo dados compilados pela Confederação Nacional dos Municípios. Em fevereiro, no Rio de Janeiro, na cidade de Petrópolis, foram 233 mortos. Em abril, a região atingida foi a de Angra dos Reis e Paraty, que teve 20 mortos.
::Chuvas no Recife: saiba como ajudar as famílias desabrigadas::
Enquanto tragédias como esta se sucedem, ficam evidentes a negligência e a falta de empenho de governos estaduais e municipais, ao permitirem a ocupação de áreas de riscos em encostas e não demandarem recursos para obras de prevenção em cidades que registram históricos de enchentes e desmoronamentos.
Este é um dos destaques desta semana no Tempero da Notícia, programa produzido pelo Brasil de Fato, com apresentação do jornalista Rodrigo Vianna.
Assista ao Tempero da Notícia:
Calamidade
Nesta semana, o governo Bolsonaro começou a articular com sua base, no Congresso, um Decreto de Calamidade Pública. Apesar das seguidas catástrofes que atingiram o Brasil desde 2018, a medida só é colocada em questão, neste momento, por objetivo eleitoral. A ideia de Bolsonaro é, a partir do decreto, interromper as seguidas altas de preços, como a dos combustíveis, que estão minando sua tentativa de reeleição, em outubro deste ano.
::Câmara aprova PL de Bolsonaro que permite penhora de casas de famílias inadimplentes por bancos::
Emoção
Já o ex-presidente Lula, que mantém a ponta das pesquisas de intenção de voto (segundo o Ipespe, Lula tem 45% e Bolsonaro tem 34%), recebeu uma homenagem nesta semana. Artistas das mais variadas áreas leram cartas enviadas a Lula durante o período em que esteve preso na sede da Polícia Federal, em Curitiba. Camila Pitanga, Zélia Duncan, entre outros, participaram do ato. Lula e Janja, sua companheira, também leram cartas que trocaram entre si, durante os 580 dias de prisão.
::Cartas para Lula compartilham histórias de vida e falam de outro país::
Panela de Pressão
Na Panela de Pressão desta semana, esta a Rede Globo de Televisão. A emissora enfrentou o pior quadrimestre da história de seu principal telejornal, o Jornal Nacional. No período, a média de audiência registrada pelo Painel Nacional de Televisão foi de 21,4 pontos. O share, que registra a participação de um programa dentre as TVs ligadas, foi de 35,1%, o menor da história para o programa.
Sobremesa
A Sobremesa é uma dica audiovisual. É a série Temporada. Dirigida por André Novais, a produção que ganhou prêmio no Festival de Brasília, conta a história de Juliana. Moradora de Itaúna, em Minas Gerais, ela deixa a cidade em direção à Contagem, para trabalhar no combate de endemias, como a Dengue. Na trajetória, conhece pessoas e entrelaça sua história e seus dramas, com o dessas pessoas, que vivem sob o drama que atinge as periferias brasileiras.
A série, estrelada pela atriz Grace Passô, está disponível na Netflix.
Onde assistir
O Tempero da Notícia vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h, no canal do Brasil de Fato YouTube e na TVT, canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.
Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários.
As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no Deezer, Spotify, Google Podcasts, Itunes e Pocket Casts.
Edição: José Eduardo Bernardes