Com a próxima apresentação nesta sexta-feira (10) na Arena Carioca Jovelina Pérola Negra, na Pavuna, zona norte do Rio, e em cartaz até 3 de julho, em outros espaços, o espetáculo teatral "Morena?" aborda a identidade racial e o colorismo no Brasil.
A peça parte da pergunta "Preta demais pra ser branca, branca demais pra ser preta?" para questionar o silenciamento social e racial sofrido por pessoas negras de pele clara em uma dramaturgia que aborda as vivências de duas mulheres negras e suas experiências de incerteza racial.
"Entendemos que é importante falar sobre ser colocado nesse não lugar e, ao mesmo tempo, sofrer com o racismo estrutural das mais diversas formas, bem como marcar posição em respeito à nossa identidade", afirma o diretor, Junior Capelloni.
Leia mais: “Tornar-se negra é uma conquista”: BBB, colorismo e relações raciais no Brasil
O espetáculo tem elenco e produtores oriundos da Baixada Fluminense, é realizado pela Onã Cultural e faz parte do Programa de Fomento à Cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro.
A apresentação do dia 10 de junho, na Pavuna, contará com duas sessões, às 14h e 19h. Ao final, acontece uma roda de conversa com o tema "Colorismo: como se enxergar em meio ao racismo?", com a presença das psicólogas Roberta Massot e Dayane Souza.
As apresentações na Pavuna, na Maré, em Realengo e em Madureira contam com a presença de um intérprete de libras. O espetáculo é gratuito, com retirada do ingresso nos locais de apresentação, mas o público pode fazer uso da colaboração consciente.
Confira as datas e locais:
10 de junho | 14h e 19h - Arena Carioca Jovelina Pérola Negra - Pavuna
17 de junho, às 18h30 e 18 de Junho, às 19h - Lona Cultural Herbert Vianna - Maré
2 de julho | 15h e 19h - Areninha Carioca Gilberto Gil - Realengo
2 e 3 de julho | 15h e 19h - Arena Carioca Fernando Torres - Madureira
Fonte: BdF Rio de Janeiro
Edição: Eduardo Miranda