O desaparecimento do indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips, no Vale do Javari, região amazônica próxima à fronteira com o Peru, segue repercutindo internacionalmente. Durante viagem para Cúpula das Américas, nos Estados Unidos, Jair Bolsonaro (PL) foi alvo de protestos pela resposta ao caso, considerada por diversos órgãos internacionais como demorada e por sua atuação em favor de garimpeiros na Amazônia.
O território onde o jornalista e o indigenista desapareceram é lar de várias etnias indígenas isolados, mas está sob domínio de garimpeiros, pescadores ilegais e traficantes. Na última terça-feira (10), um suspeito (Amarildo da Costa de Oliveira, 41), foi preso e bens ligados a ele, como uma lancha, estão sob perícia, para identificar possíveis materiais genéticos. Oliveira, conhecido como Pelado, segundo informações da polícia, tem ligações com o tráfico de drogas.
::Bolsonaro e presidente da Funai atacam credibilidade de indigenista desaparecido na Amazônia::
Pereira e Phillips teriam sido ameaçados por pessoas na região antes de seguirem viagem pelo rio até a cidade de Atalaia do Norte (AM). Este é um dos destaques desta semana no Tempero da Notícia, programa produzido pelo Brasil de Fato, com apresentação do jornalista Rodrigo Vianna.
Assista ao Tempero da Notícia:
Corrida eleitoral
A pesquisa Quaest divulgada nesta semana mostrou, mais uma vez, o crescimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas intenções de voto para as eleições de 2022. O petista foi a 47% (ante 46% na última pesquisa) e Bolsonaro caiu para 29% (registrava 31% no último levantamento). Ciro Gomes (PDT) foi a 9% e Simone Tebet (MDB) marcou 3%.
Quando destrinchadas, as intenções de voto revelam algumas tendências das escolhas pelos candidatos. O ex-presidente Lula, por exemplo, tem a preferência disparada entre mulheres, pretos e quem ganha ate dois salários mínimos. Já Bolsonaro empata entre brancos, entre aqueles que ganham mais de cinco salários mínimos e tem nível de escolaridade superior.
::Lula aumenta vantagem sobre Bolsonaro e ganharia eleição no 1º turno, diz pesquisa Quaest::
Entre tantos temas sensíveis, um dos que mais tem atingido à população é a fome. O segundo Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, feito pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan), revela que, em 2022, mais da metade da população brasileira (58,7%), vive com algum tipo de insegurança alimentar. O número de pessoas passando fome passou de 19 milhões para 33,1 milhões de pessoas em pouco mais de um ano.
O patamar de insegurança alimentar é equivalente ao vivido no país na década de 1990.
Panela de Pressão
Quem volta para a Panela de Pressão esta semana é o ex-juiz, ex-ministro e ex-candidato Sergio Moro. Após ter sua candidatura à presidência vetada pelo União Brasil, Moro tinha a intenção de se candidatar a um cargo legislativo, pelo estado de São Paulo. No entanto, o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo não concedeu a transferência de domicílio eleitoral do ex-juiz, do Paraná.
::TRE rejeita mudança de domicílio eleitoral de Moro, que não pode ser candidato em São Paulo::
Moro não vai recorrer. Isso significa que sua aventura eleitoral não seguirá. Após iniciar uma caçada pessoal contra Lula e o Partido dos Trabalhadores, com a Operação Lava Jato, o ex-juiz aceitou o convite de Bolsonaro para ser seu super ministro da Justiça. A promessa era de que Moro seria indicado ao STF pelo presidente.
Sopa de Letras
O quadro Sopa de Letras desta semana traz a indicação do livro escrito pelo próprio jornalista Rodrigo Vianna, "De Lula a Bolsonaro - Combates na Internet". A publicação, que está em pré-venda pelo site da editora Kotter, traz uma série de textos escritos por Vianna para o blog Escrevinhador, de sua autoria.
O livro discute as batalhas politicas entre os dois projetos de país (de Lula e Bolsonaro), os enfrentamentos na área da comunicação e retoma os motivos da seguidas viradas no país.
Onde assistir
O Tempero da Notícia vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h, no canal do Brasil de Fato YouTube e na TVT, canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.
Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários.
As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no Deezer, Spotify, Google Podcasts, Itunes e Pocket Casts.
Edição: José Eduardo Bernardes