liberou

Saque extraordinário do FGTS já está liberado para os nascidos em dezembro

A retirada pode ser de até R$1.000 e está sendo disponibilizada pelo aplicativo Caixa Tem

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Ao todo, cerca de 42 milhões de pessoas foram beneficiadas com a medida, segundo informações da Caixa - Agência Brasil

O saque extraordinário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) está disponível a partir desta quarta-feira (15) para os trabalhadores que fazem aniversário no mês de dezembro. A estimativa é que 3,3 milhões de pessoas possam realizar o saque de até R$1.000.

A liberação dos saques está sendo feita pela Caixa Econômica Federal de acordo com o mês de nascimento dos trabalhadores. O dinheiro está sendo disponibilizado desde 20 de abril, quando começou a beneficiar os nascidos em janeiro. Ao todo, cerca de 42 milhões de pessoas foram beneficiadas com a medida, segundo informações da Caixa. 

Agora, todos os trabalhadores que desejarem realizar o saque extraordinário têm até o dia 15 de dezembro para adquirir o dinheiro. Após este prazo, os valores que não forem retirados, gastos ou transferidos retornarão para a conta do FGTS do trabalhador.

Para consultar o valor disponível no seu Fundo de Garantia basta acessar o site ou baixar o aplicativo do FGTS no seu smartphone ou tablet. 

Com o valor liberado, o crédito do Saque Extraordinário do FGTS estará disponível na Conta Poupança Social Digital da Caixa, aberta pela Caixa em nome dos trabalhadores. 

Os valores disponíveis só podem ser movimentados pelo aplicativo Caixa Tem, que permite o pagamento de contas e a realização de compras virtuais. O aplicativo também disponibiliza o saque em caixas eletrônicos e a transferência do dinheiro para outras contas bancárias. 

Todos os trabalhadores que possuem FGTS têm o direito ao saque, mas quem não quiser retirar o dinheiro deve acessar o aplicativo do FGTS ou ir em alguma agência Caixa informar que não deseja receber o crédito. Neste caso o dinheiro permanecerá na conta do FGTS do trabalhador imediatamente. 

O acesso aos valores das contas do fundo geralmente só pode ser feito em situações específicas como demissão sem justa causa, compra da casa própria ou aposentadoria. O governo federal, no entanto, publicou uma Medida Provisória liberando este saque extraordinário.  

Edição: Thalita Pires