O município de Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro, realiza o dia D da campanha de vacinação contra a gripe e a covid-19 no próximo sábado (9), das 8 às 17h, com entrada nas unidades de saúde, onde a vacinação já acontece regularmente, até às 16h.
De acordo com a prefeitura, o objetivo é aumentar a cobertura vacinal contra a doença. O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, alerta para importância da imunização.
“A realização do D possibilita a imunização das pessoas que tenham dificuldade em comparecer a uma unidade durante a semana. A vacina contra gripe e covid-19 são fundamentais, pois evitam casos graves das doenças. Não deixe de comparecer a um dos pontos de vacinação. A aplicação das doses continua de segunda a sexta-feira”, afirma o secretário.
Quem pode tomar a vacina?
A vacina contra a gripe é destinada para pessoas a partir de seis meses de idade. Para receber a dose da imunização é necessário apresentar carteira de identidade e CPF. É importante levar a carteira de vacinação, principalmente das crianças.
Leia mais: No Rio, mais de 100 mil crianças não receberam nenhuma dose da vacina contra covid
Já a imunização contra a covid-19 está voltada para a aplicação da quarta dose ou segunda dose de reforço para pessoas a partir de 40 anos, com intervalo de quatro meses da terceira dose. A terceira dose é destinada para adolescentes de 12 a 17 anos e pessoas a partir de 18 anos, com intervalo de quatro meses da segunda dose.
Segundo a prefeitura, Niterói segue em repescagem contínua para aplicação da primeira e segunda dose para crianças entre 5 e 11 anos, adolescentes de 12 a 17 anos e pessoas a partir de 18 anos.
Para receber a dose da vacina é necessário apresentar carteira de identidade, CPF e comprovante das doses anteriores. Para os adolescentes é necessária a presença do responsável legal.
Onde vacinar?
A vacinação está disponível na Policlínica Sérgio Arouca, Vital Brazil; Policlínica do Barreto; Policlínica Regional de Itaipu; Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva, São Lourenço; Policlínica Regional de Piratininga; e Policlínica Regional da Engenhoca.
Leia mais: O que fazer depois de saber do resultado do autoteste de covid?
Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS): Morro do Estado, Santa Bárbara, Engenhoca.
No Programa Médico de Família da Grota I, Grota II, Ilha da Conceição, Leopoldina, Teixeira de Freitas, Vila Ipiranga, Jurujuba, Várzea das Moças, Alarico, Atalaia, Cafubá I, Cafubá III, Cantagalo, Caramujo, Coronel Leôncio, Jonathas Botelho, Maceió, Marítimos, Martins Torres, Maruí, Matapaca, Boa Vista, Preventório I, Preventório II, Sapê, Souza Soares, Viçoso Jardim, Viradouro, Badu e Vital Brazil.
Fonte: BdF Rio de Janeiro
Edição: Jaqueline Deister