Até essa sexta-feira (15), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) vai vacinar na estação de metrô da Carioca, no centro do Rio de Janeiro, quem não tomou ainda a terceira dose contra a covid-19. Com a vacinação, a fundação vai recrutar voluntários para uma pesquisa sobre os resultados da aplicação desse primeiro reforço.
Todos os maiores de 18 anos que receberam primeira e segunda dose das vacinas Coronavac, AstraZeneca ou Pfizer, há pelo menos três meses, podem tomar a terceira dose na estação como voluntários desse estudo. É preciso apresentar documento de identidade, CPF e comprovante de vacinação das duas doses anteriores do imunizante.
Leia também: Covid-19: Anvisa libera aplicação emergencial da vacina Coronavac em crianças de 3 a 5 anos
Quem quiser participar do ensaio clínico terá que se cadastrar com a equipe da Fiocruz, que estará no mezanino da estação, no corredor próximo ao acesso B (Avenida Chile/Petrobras), das 10h às 16h. Os técnicos vão orientar os passageiros sobre a importância de completar o esquema vacinal contra o vírus, além de tirar dúvidas sobre a pesquisa.
O estudo é feito pela Fiocruz, em parceria com o Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino e a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Entre os fatores analisados, estão o tempo e a capacidade de resposta imunológica de vacinados com imunizantes direntes; e a avaliação do desenvolvimento de reação adversa à vacina.
Antes da vacinação, os voluntários serão informados das etapas do estudo e entrevista. Eles serão acompanhados durante dois meses por ligações telefônicas. Já os também aceitarem fazer a testagem de anticorpos contra covid-19 serão acompanhados por visitas presenciais por até um ano. No decorrer do estudo, se voluntário quiser sair da pesquisa, basta informar a decisão aos profissionais da Fiocruz.
Fonte: BdF Rio de Janeiro
Edição: Mariana Pitasse