Jair Bolsonaro é o mentor intelectual da violência política
O assassinato do dirigente do Partido dos Trabalhadores (PT), Marcelo Arruda, no sábado (9), reacendeu as preocupações com a escalada da violência política no Brasil. A Polícia Civil do Paraná concluiu, nesta sexta-feira (15), as investigações e descartou a motivação política do caso. No entanto, familiares, advogados e os movimentos populares contestam esta versão e apontam que o caso tem a contribuição do presidente Jair Bolsonaro (PL), que desde a campanha eleitoral, em 2018, estimula o ódio e a agressividade.
:: Aliados de Marcelo Freixo denunciam ameaça de deputado bolsonarista durante ato político no Rio ::
Os detalhes do caso de Marcelo Arruda, a repercussão na sociedade e as reações do presidente Bolsonaro são os destaques do Tempero da Notícia, programa produzido pelo Brasil de Fato, com apresentação do jornalista Rodrigo Vianna.
"Se o Jorge Guaranho é o autor dos disparos contra Marcelo Arruda, Jair Bolsonaro é o mentor intelectual da violência política", analisa Vianna.
:: Mapa eleitoral dos estados: confira quem lidera as pesquisas a um mês do início da campanha ::
Vianna comenta o conteúdo das respostas do presidente Jair Bolsonaro ao caso de Marcelo Arruda e observa que, no lugar de apaziguar os ânimos, criar uma interlocução pela paz e prestar solidariedade, Bolsonaro preferiu atacar novamente a esquerda, limpar a própria imagem e, durante uma ligação telefônica com irmãos de Arruda, dividir os familiares sobre o caso.
Lula em Brasília
Nesta semana, o ex-presidente Lula realizou atividade da pré-campanha em Brasília. Em um ato aberto ao público, o petista disse que a tranquilidade é a melhor arma para vencer o ódio. Ainda na capital federal, o ex-presidente teve encontro parlamentares e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), além de uma reunião com integrantes do MDB.
PEC Eleitoral
Ainda em Brasília, o Congresso aprovou nesta semana a PEC Eleitoral, que autoriza o presidente Jair Bolsonaro a furar o teto de gastos e criar novos programas sociais, além de turbinar o Auxílio Brasil às vésperas da eleição. A PEC é uma tentativa de dar algum fôlego a Bolsonaro nas urnas
Um café para Anitta
Bombou também durante a semana a declaração de apoio ao ex-presidente Lula da cantora Anitta. A artista, que já disse nas redes sociais que não entendia nada de política, evitou se posicionar por um tempo e depois sugeriu uma espécie de adesão à terceira via, indicando a ideia de votar num novo nome. Esta semana ela anunciou que votará em Lula para presidente. A cantora não só se posicionou politicamente, como também se colocou à disposição para ajudar na campanha.
:: Indígenas, religiosos e artistas fazem homenagem a Bruno e Dom em ato na Catedral da Sé, em SP ::
Onde assistir
O Tempero da Notícia vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h, no canal do Brasil de Fato YouTube e na TVT, canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.
Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários.
As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no Deezer, Spotify, Google Podcasts, Itunes e Pocket Casts.
Edição: Lucas Weber