O Empório Cultural da Asa Norte recebe o espetáculo "Abra-me com Cuidado" do Coletivo Teatral Poetizar.
Com direção de Rômulo Mendes, o espetáculo conta a história de amor entre a poetisa americana Emily Dickinson e sua cunhada Susan Gilbert, por meio das mais de 800 cartas e quase duas mil poesias que Dickinson escreveu durante o período de 25 anos que ficou em seu quarto.
Sentimentos silenciados, em uma época em que o tradicionalismo, o machismo e a homofobia ditavam os costumes e comportamentos da sociedade. E se pudéssemos preencher essas lacunas? E se pudéssemos imaginar o que levou Emily a se prender em seu quarto por 25 anos?
Ambientado em um centro criado para fomentar a integração das diversas linguagens artísticas, o Empório Cultural visa proporcionar ao público um novo contato com as artes, oferecendo cursos regulares de teatro musical, teoria musical, canto, instrumentos, dança contemporânea, jazz funk, sapateado, entre outros.
Espetáculo Abra-me com cuidado
Dias 23, 24, 29, 30 e 31 de julho
Sábados e domingos às 20h
Ingressos R$ 40,00 (à venda no Sympla)
SCRN 706/707, Bloco D, Loja 06, Asa Norte - Empório Cultural (Teatro Anna Noceti)
:: Confira a programação do Festival Latinidades ::
Teatro Lambe-lambe
Neste sábado, 23 de julho, As Caixeiras apresentam quatro espetáculos, “Amor- Título Provisório e Inalterável”, "Amor de Cão", "Revoar" e a "Trilogia Enquanto Houver Amor Eu Me Transformo". O evento acontece às 15 horas, na praça Zumbi dos Palmares, no Setor de Diversões Sul.
:: Companhia precursora de teatro Lambe-lambe no DF completa 15 anos ::
As apresentações têm duração de 2 a 6 min, a depender da peça. As obras serão apresentadas ao longo de 1h30. Todas as apresentações são gratuitas e de classificação indicativa livre para todos os públicos.
Teatro Lambe-lambe
Sábado - 23 de julho (evento gratuito)
Às 15 horas
Praça Zumbi dos Palmares, Setor de Diversões Sul
Melhor idade
Neste final de semana Taguatinga poderá conferir o espetáculo "Outra História de Amor", no Teatro Sesc Paulo Autran.
Com direção e dramaturgia de Zé Regino e elenco formado por Ruth Guimarães e Humberto Pedrancini, a peça fala sobre a quebra de estigmas do envelhecer por meio de um casal de idosos juntos há 45 anos.
Conflitos e descobertas de um casal de mais de 70 anos que começa a refletir sobre o tempo, sobre as relações amorosas, sobre a vida e sobre a morte. Ruth e Humberto dão vida a um casal que em uma etapa natural da vida – a velhice – começa a desconstruir estereótipos por meio de uma história de amor.
Com entrada franca e recursos de acessibilidade para pessoas surdas (libras) e cegas (audiodescrição), o projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.
Espetáculo "Outra História de Amor"
Dias 23 e 24 de julho (evento gratuito)
Sábado e domingo às 20h
CNB 12, Área Especial 2/3, Taguatinga Norte - Teatro Sesc Paulo Autran
Culturas populares
Neste sábado, 23, será lançada a exposição fotográfica PAREIADA - Memórias Brincantes das Culturas Populares do Distrito Federal, no Espaço Cultural Renato Russo.
A exposição apresenta 30 imagens registradas pelo fotógrafo Davi Mello, nos últimos seis anos, a partir da convivência, amizade e pesquisa imagética de Davi junto a grupos, artistas e mestres brincantes.
O lançamento acontece de 15h às 18h, com roda de prosa e show com o grupo As Fulô do Cerrado. Depois, a exposição fica aberta para visitação até 23 de agosto, sempre de terça a domingo.
Exposição Pareiada
Sábado, 23 de julho (evento gratuito)
15h às 18h
Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul)
Fotografia
Em cartaz no Espaço Cultural Renato Russo a mostra “Vê Nus”, do fotógrafo Kazuo Okubo.
Com curadoria de Rosely Nakagawa, a mostra traz imagens fotográficas que foram realizadas de 2004 até 2020 com voluntárias que autorizaram o fotógrafo a retratar e revelar suas intimidades anonimamente.
São 58 fotografias de mulheres que participaram dos ensaios fotográficos voluntariamente. “Sei que é uma grande ousadia revelar a intimidade das pessoas dentro de uma cultura conservadora, e que encontraríamos muitas dificuldades no caminho”, afirma Kazuo Okubo.
Para o projeto “Vê Nus”, que tem apoio do FAC DF, Kazuo Okubo utilizou uma técnica de superexposição da imagem. High-key é uma técnica que usa iluminação excepcionalmente brilhante para reduzir ou eliminar completamente as sombras na imagem.
Exposição Vê Nus
Até 28 de agosto (evento gratuito)
De terça a domingo, das 10h às 20h
508 Sul, Asa Sul - Espaço Cultural Renato Russo (Galeria Rubem Valentim)
Luminosidade
Últimos dias para conferir a mostra coletiva "Sob a Luz Azul" na Galeria Pilastra, localizada no Guará.
“Sob a Luz Azul”, remete à onda luminosa que ecoa das telas de celulares e computadores. Com o afastamento social e a virtualização das relações, praticamente todas as trocas sociais foram feitas sob a luz azul durante o ano de 2020.
A exposição, composta por obras do grupo de acompanhamento crítico realizado durante 2020 sob orientação das curadas Gisele Lima e Mariana Destro, convida a refletir a sobre este momento e como fomos afetados ao nos relacionarmos com o outro, com nós mesmos, nossa história e nossa casa.
Participam da mostra Andresa Augstroze, Charles Cunha, Eduardo Moraes, Fabiana Barbosa, Fernanda Azou, Gabriela Titon, ISADORA, Jadson Rocha, Jamila Maria, Júlia Aiz, Lídice Silveira, Ludmila Lima de Morais, Marcelo Camara, Patrícia Abbott, Taís Koshino e TAIOM.
Exposição Sob a Luz Azul
Até 30 de julho (evento gratuito)
Quinta e sexta, da 10h às 18h, sábado das 14h às 18h
SMBS 01, Lote 1, Loja 01, QE 40, Guará II - A Pilastra
Mulheres Negras
Casa Jasmim promove Semana da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha até 30 de julho com programação diversa, no formato presencial e online.
O evento é em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, comemorado no dia 25 de julho. A programação conta com diversas atividades culturais, e oficinas de autocuidado tem apoio da Secretaria de Economia Criativa do Distrito Federal.
Mais do que celebrar a história e a importância de personalidades femininas que lutaram contra o racismo, sexismo e misoginia na sociedade, a iniciativa também tem como objetivo chamar atenção para a importância do autocuidado com a saúde física, emocional e psicológica das mulheres negras afrolatinas.
Serão seis dias de evento com diversas atividades culturais como concurso de fotografia, apresentações musicais, feiras, sessões de cinema, aulas de yoga, mesa de debates e oficinas de autocuidado. O público-alvo são mulheres profissionais da saúde, educadores, artistas, estudantes das áreas das ciências sociais aplicadas e moradoras do Distrito Federal e Entorno.
Semana da Mulher - Jasminas Cultural
De 25 a 30 de julho (evento híbrido e gratuito)
Programação completa
Domingo no Parque
Acontece neste domingo (24) a segunda edição do “Domingo no Parque – Revitalização, já!”, no Parque Distrital de São Sebastião, também conhecido como Parque do Bosque. A programação ocorre na área próxima ao antigo anfiteatro e à oficina da natureza. A entrada é gratuita.
“Já tivemos uma boa resposta no primeiro processo de revitalização do Parque, em 2010, quando tivemos menor índice de violência e o parque ecológico deixou de ser depósito de lixo e entulhos, para ser ocupado pela comunidade, com arte, cultura, esporte e lazer. Agora, reivindicamos as melhorias previstas no Plano de Manejo do Parque”, defende Isaac Mendes, coordenador geral do Movimento Cultural Supernova.
Entre as reivindicações da comunidades estão a revitalização do espaço esportivo (pista de cooper, quadra poliesportiva, campo de futebol), do espaço cultural (anfiteatro e oficina da natureza), construção de uma sede administrativa, de quiosques, bicicletários, trilha educativa, torre de segurança, horta comunitária.
A programação do Domingo no Parque trará muita literatura, com poesia e performance de Codo e Rapoza Suj, além da participação de Devana Babu com a banda Niilismo. A Quadrilha Santo Afonso trará a alegria e o balanço dos festejos juninos e haverá apresentação musical de Carol Bastos e Bia Estiano. Além de feira literária, artesanato e comida.
A Ação Cultural Domingo no Parque será realizada entre julho e novembro, com uma edição mensal, sendo exceção o mês de julho, de férias escolares, quando acontecerão duas edições.
Domingo no Parque
Domingo, 24 de julho (evento gratuito)
A partir das 14h30
Parque Distrital de São Sebastião (Parque do Bosque)
Segue em cartaz
Ateliê aberto da exposição “Um Dia Abri os Olhos e Era Brasília”
Durante o mês de julho (evento gratuito)
segundas, sábados (exceto no dia 30) e no dia 22 (sexta), das 14 às 18h
SHTN Trecho 1 - Museu de Arte de Brasília (MAB)
Programação infantil do Liberty Mall
Até 30 de julho (evento gratuito)
Sábados às 14h (oficinas) e 15h (teatro)
SCN Quadra, 2 Bloco D, Asa Norte - Shopping Liberty Mall
Mostra Naturezas mortas, retratos e paisagens
Até 31 de julho (evento gratuito)
Terça a sábado, das 14h às 22h e domingo, das 12h às 20h
SGCV Lote 22 - Casapark
15 anos de As Caixeiras Cia. de Bonecas
Até 06 de agosto (evento gratuito)
Programação completa
OSDRAMÁTIKOS
Até 29 de novembro
Terças-feira às 20h
Ingressos a partir de R$ 10,00 (pelo Sympla)
SEPS 713/913, Via W4 Sul, Asa Sul - Teatro Sesc Garagem
Programa Portfólio Sala Brasília
Até 07 de dezembro (evento online gratuito)
Quartas-feiras às 20h30
Transmissões pelo Youtube
Cineclube Raimunda
Todas às quartas, às 15h e 19h30 (evento gratuito)
Informações: (61) 99654-7815
Rua Hugo Lobo Quadra 46 Casa 790, Planaltina - Mini Teatro Lieta de Ló
Cine Le Corbusier
Permanente (evento gratuito)
Todas as quartas-feiras, às 19h
SES Av. das Nações, Quadra 801, Lote 04, Asa Sul - Embaixada da França no Brasil
*Pedro Caroca é ator, produtor e gestor cultural na V4 Cultural é colaborador do Brasil de Fato na editoria de Cultura
Fonte: BdF Distrito Federal
Edição: Flávia Quirino