O principal negociador do Irã para as negociações do Plano Integral de Ação Conjunta (PIAC), Ali Baqeri Kani, disse nesse domingo que seu país está pronto para concluir as negociações sobre o acordo nuclear, desde que as outras partes envolvidas "estejam dispostas a fazer o mesmo".
Em sua conta oficial no Twitter, o alto funcionário disse que seu país compartilhou "as ideias propostas, tanto em conteúdo quanto em forma, para abrir caminho para uma rápida conclusão das negociações de Viena".
Nesse sentido, Kani explicou que o principal objetivo é resolver a situação complicada e prejudicial causada pela retirada unilateral e ilegal dos Estados Unidos do acordo em 2018.
We shared our proposed ideas, both on substance & form, to pave the way for a swift conclusion of Vienna negotiations which were aimed at fixing the damaging complicated situation caused by the U.S. unilateral & unlawful withdrawal. 1/2
— علی باقریکنی (@Bagheri_Kani) July 31, 2022
We work closely with our JCPOA partners, in particular the Coordinator, to give another chance to the U.S. to demonstrate good faith & act responsibly. As Iran, we stand ready to conclude the negotiations in a short order, should the other side be ready to do the same. 2/2
— علی باقریکنی (@Bagheri_Kani) July 31, 2022
Ele também destacou o trabalho realizado pela República Islâmica com os demais membros da PIAC (Reino Unido, Alemanha, França, Rússia e China), bem como com o Representante de Política Externa da União Europeia, Josep Borrell, em seu papel de coordenador da Comissão Mista do acordo, para dar aos EUA outra oportunidade de "agir responsavelmente e demonstrar boa fé".
As observações de Kani vêm depois que Borrell disse na terça-feira passada que o projeto de acordo produzido "representa o melhor acordo possível que trata de todos os elementos essenciais e inclui compromissos duramente conquistados por cada uma das partes" para o PIAC.
Além disso, o representante europeu disse que o documento aborda em detalhes o levantamento das sanções impostas pela administração dos EUA ao Irã, bem como as medidas necessárias para a possível restauração da questão nuclear dentro da PIAC.
Estes esforços vêm apesar das tentativas da Casa Branca de culpar Teerã pelo impasse nas conversações, com a nação persa reiterando sua disponibilidade para chegar a um acordo duradouro se Washington tomar as decisões necessárias sobre a remoção total das sanções contra ela.
Traduzido por: Flávia Chacon