Ouça e assista

Potencial produtivo da agricultura familiar é tema no programa Central do Brasil

Programa também apresenta projeto de suporte a gestantes na Maré (RJ) e análise sobre o aumento da violência no campo

Ouça o áudio:

A agricultura familiar é caracterizada pelo trabalho geracional e cultivo de alimentos em pequenas propriedades - Lizely Borges/MST
A agricultura familiar tem um potencial gigantesco e ele é pouco explorado

Nesta semana, a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag) em parceria com o Dieese lançou a primeira edição de um anuário estatístico do setor. O objetivo do documento é mostrar a importância dessa atividade para a economia e a população.

Para comentar o conteúdo e os dados do documento, o programa Central do Brasil desta quarta-feira(03) recebeu o técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), Alexandre Sampaio Ferraz. Ele participou do quadro Entrevista Central e comentou sobre o potencial produtivo da agricultura familiar no Brasil.

"O alimento saudável que chega à nossa mesa vem da agricultura familiar. O agronegócio está mais associado aos produtos industrializados e que comprometem a saúde de quem consome".

 

E tem mais!

No Trilhos do Brasil, você acompanha uma reportagem sobre projeto que promove uma roda de gestantes na Maré (RJ). Além da roda, a iniciativa oferece um acompanhamento das grávidas e o trabalho de doulas.

No Embarque Imediato, Carlos Lima da coordenação nacional da Comissão Pastoral da Terra (CPT) fala sobre o aumento da violência no campo e os caminhos para combatê-la.

A Parada Cultural traz a dica musical do artista Caian, que lançou seu novo álbum "Paixão e outras drogas".


O Central do Brasil é exibido de segunda a sexta-feira, sempre às 19h45, pela Rede TVT, pelos canais do Brasil de Fato e por uma ampla rede de rádios comunitárias e educativas espalhadas pelo país. 

Sintonize

Para acompanhar o Central do Brasil, basta sintonizar a TVT em uma antena digital, interna ou externa. Na grande São Paulo, o canal é o 44.1 (sinal digital HD aberto); na NET o canal é o 512 (NET HD-ABC); no UHF, a sintonia é 46; 13 na NET-Mogi; e Canal 12 na Vivo São Caetano do Sul.
A sintonia da Rádio Brasil Atual é 98,9 FM na Grande São Paulo. Também é possível acompanhar a programação radiofônica pelo site do Brasil de Fato.
Quem está fora de São Paulo, pode sintonizar a TVT com a parabólica, via satélite. É necessário direcionar a antena para StarOne C3 Freq: 3973 Mhz Pol: Vertical, DVB-s2; SR: 5000 FEC ¾. Confira mais informações neste link.

Dados da menor estação receptora
Antena: Embrasat modelo RTM 2200Std
Focal-Point
Diâmetro 2,2m
Ganho de recepção no centro do Feixe (Dbi) 37,5
G/T da estação (dB/K) 18,4

 

Edição: Agência Pública