O presidente eleito da Colômbia, Gustavo Petro, que tomará posse no próximo domingo, foi para a Serra Nevada de Santa Marta na quinta-feira, onde foi simbolicamente empossado em uma cerimônia ancestral realizada pelos indígenas arhuacos.
"Na posse ancestral de presidente no coração do mundo. Cerimônia arhuaca", escreveu o próximo presidente colombiano em sua conta no Twitter.
A equipe de Petro explicou que o futuro presidente, que governará no período 2022-2026, " atendeu à posse simbólica ancestral. Foi uma cerimônia arhuaca" realizada pelos Mamos, que são os sábios e guias espirituais das comunidades indígenas da Serra Nevada.
En la posesión ancestral del presidente en el corazón del mundo. Ceremonia arhuaca. pic.twitter.com/YQFFkJSM8I
— Gustavo Petro (@petrogustavo) August 4, 2022
Na quinta-feira de manhã, Petro foi à Nunciatura Apostólica, localizada no norte de Bogotá, capital do país, para um encontro privado com as autoridades religiosas.
Igreja disposta a mediar em diálogos de paz
De acordo com declarações feitas pelo Ministro das Relações Exteriores designado Álvaro Leyva, o clérigo disse estar disposto a mediar nos diálogos de paz com os grupos armados irregulares.
"Eles estão dispostos a colaborar em tudo, há uma tradição com respeito aos diálogos com o ELN, e naturalmente nos diálogos humanitários na costa do Pacífico e em outros lugares do país que são altamente complicados, a Igreja sempre esteve lá permanentemente", enfatizou o futuro chefe da diplomacia colombiana.
Gustavo Petro, da coalizão política Pacto Histórico, tomará posse em uma cerimônia pública no domingo diante de convidados especiais de todo o mundo.
Traduzido por: Flávia Chacon