Ouça e assista

Pesquisadora avalia a estreita relação do agronegócio com a indústria cultural no Brasil

Programa também traz o aumento do desmatamento no Brasil nos últimos três anos e suas principais causas

Ouça o áudio:

Acompanhe o programa de segunda a sexta-feira, às 19h45, por TVs e rádios comunitárias e educativas de todo o país - Edemir Rodrigues/ Governo do Mato Grosso do Sul
As empresas do agronegócio tem apostado em meios culturais para difundirem a mensagem do 'agro é pop

A pesquisa no Mestrado em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe, do Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Ana Chã, é a convidada do programa Central do Brasil desta terça-feira (16).  Ela participa do Entrevista Central e traz a influência dos meios de comunicação de massa no fortalecimento e popularização do discurso do agronegócio.

"As grandes empresas do setor se apropriam de culturas locais para publicizar o nome de suas empresas e, em especial, essa imagem positiva do agronegócio perante a sociedade. Porém, eles ocultam que todo o sucesso econômico deste setor traz a destruição ambiental e o forte apoio do Estado neste tipo de produção. Essa parte eles escondem dos comerciais".

O quadro Trilhos do Brasil, traz o levantamento divulgado recente pelo MapBiomas que aponta que, nos últimos três anos, a área desmatada no Brasil equivale a um estado do Rio de Janeiro inteiro. A reportagem aborda os principais biomas que sofreram com a destruição ambiental e as causas para este avanço.

Fechando o programa, a dica da Parada Cultural é o espetáculo “Estilhace”, que usa tecnologia para promover memórias afro-brasileiras e projetar futuro. As apresentações acontecem de 26 a 28 de agosto no Teatro Espanca, em Belo Horizonte.

O Central do Brasil é exibido de segunda a sexta-feira, sempre às 19h45, pela Rede TVT, pelos canais do Brasil de Fato e por uma ampla rede de rádios comunitárias e educativas espalhadas pelo país. 

Sintonize

Para acompanhar o Central do Brasil, basta sintonizar a TVT em uma antena digital, interna ou externa. Na grande São Paulo, o canal é o 44.1 (sinal digital HD aberto); na NET o canal é o 512 (NET HD-ABC); no UHF, a sintonia é 46; 13 na NET-Mogi; e Canal 12 na Vivo São Caetano do Sul.
A sintonia da Rádio Brasil Atual é 98,9 FM na Grande São Paulo. Também é possível acompanhar a programação radiofônica pelo site do Brasil de Fato.
Quem está fora de São Paulo, pode sintonizar a TVT com a parabólica, via satélite. É necessário direcionar a antena para StarOne C3 Freq: 3973 Mhz Pol: Vertical, DVB-s2; SR: 5000 FEC ¾. Confira mais informações neste link.

Dados da menor estação receptora
Antena: Embrasat modelo RTM 2200Std
Focal-Point
Diâmetro 2,2m
Ganho de recepção no centro do Feixe (Dbi) 37,5
G/T da estação (dB/K) 18,4

Edição: Douglas Matos