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Petroleiros farão checagem de fake news sobre Petrobras nas eleições

Entidades ligadas a funcionários da estatal lançaram iniciativas para desmentir informações falsas sobre a empresa

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Tema de debate eleitoral, Petrobras é vítima de fake news durante campanha - Foto: Geraldo Falcão / Agência Petrobras

O preço dos combustíveis no país colocou a Petrobras no centro do debate eleitoral. E, com o início da campanha, é esperado o aumento da divulgação de informações falsas sobre a empresa para enganar eleitores.

Por conta disso, entidades ligadas aos próprios funcionários da estatal lançaram iniciativas de checagem de fake news sobre a empresa. As informações divulgadas por meio delas contêm dados confiáveis e estarão disponíveis para compartilhamento em redes sociais.

Desde quinta-feira (18), o Observatório Social do Petróleo (OSP), ligado à Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), averigua conteúdos que circulam na internet e publicam as checagens na página "Fato ou Fake na Petrobras". O endereço é www.observatoriopetroleo.com/fake-ou-fato-na-petrobras.

A "Fato ou Fake" é produzida pela equipe do Instituto Latino-Americano de Estudos Políticos e Sociais (Ilaese), que atua em parceria com o OSP. Foram levantadas questões antigas e recentes envolvendo a Petrobras, sendo muitas delas fake news já amplamente divulgadas.

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"Com a proximidade das eleições, perfis oficiais de candidatos bolsonaristas, sua base de apoio e o próprio Bolsonaro vêm reciclando antigas fakes news sobre a empresa. Não podemos permitir que notícias falsas sobre a estatal se propaguem, podendo impactar na formação da opinião pública", disse Gustavo Machado, pesquisador do Ilaese.

A página já conta com dez conteúdos checados. Desmente, por exemplo, notícias falsas sobre a suposta doação de refinarias da estatal à Bolívia. A Petrobras, na verdade, vendeu refinarias por 112 milhões de dólares.

Já o Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (SindipetroNF) lançou, também na quinta-feira, o perfil do James Bod em redes sociais. O James é um bode que, de forma bem humorada, investiga e desmente notícias falsas sobre a Petrobras que circulem na internet.

O perfil do James Bod é o @bodespiador no Twitter e Instagram. Por lá, é possível sugerir checagem de conteúdo ao personagem.

Edição: Nicolau Soares