O período eleitoral chegou e nesta edição o programa Bem Viver na TV, produzido pelo Brasil de Fato, traz uma reflexão de como debater ideias e projetos sem estresse e tensões com as divergências políticas.
No Dica de Saúde, a psicóloga Ivani da Silva traz sugestões de como lidar aproveitar melhor esse período para debater o país sem prejuízo a saúde mental.
Veja mais: Márcia Tiburi debate cultura do ódio no Bem Viver na TV
"As eleições alteram nossas emoções e sentimentos, gerando insegurança, raiva, medo, discussões e brigas com familiares e amigos. Quanto mais se aproxima a nossa ida às urnas, mais aumenta o estresse e o sofrimento gerado pelas eleições", pontua a profissional que enfatiza também a importância da população se manter bem informada.
"Ler, saber identificar a fonte, avaliar a veracidade da mensagem e qual o propósito daquela informação, para que não fique suscetível a falsas notícias que predominaram no processo eleitoral anterior. E quando for se comunicar, é preciso fazer de forma responsável, rejeitando qualquer tipo de discriminação e violência. Essa é uma atitude que preserva a saúde mental de todas as pessoas", afirma Ivani.
Veja também: Bem Viver: a luta pela preservação de saberes dos Guarani-Kaiowá e das parteiras tradicionais
E tem mais...
No Mosaico Cultural, você vai ver a luta de moradores do Bixiga, bairro de São Paulo, para preservar a memória negra do território. A região no centro da capital paulista, entrou para a história como um símbolo da imigração italiana na cidade. Mas na verdade foi lá que nasceu o Quilombo Saracura.
Agora, o movimento Mobiliza Saracura Vai-vai, formado por moradores do bairro, coletivos do movimento negro, sambistas, pesquisadores e outros ativistas luta pela preservação desse legado, ameaçado pelas obras da Linha 6-Laranja do Metrô, que pretende ligar a estação São Joaquim à Brasilândia, está sendo feita por uma parceria público-privada.
O movimento reivindica a paralisação temporária das obras do metrô, um projeto de preservação do sítio arqueológico que inclua a construção de um memorial e uma política de educação patrimonial permanente; bem como a mudança do nome da estação: ao invés de 14 Bis, que seja Saracura Vai-vai. "Não somos contra o metrô, somos contra o apagamento histórico", explicam cartazes espalhados pelas ruas do Bixiga.
O Momento Agroecológico mostra a agroindústria de milho saudável que tá levando prosperidade para centenas de famílias, no Paraná.
E no Alimento é Saúde, as novas gerações de indígenas estão redescobrindo o poder do óleo de batiputá, típico do Ceará.
Comida de Verdade
No Comida de Verdade, a chef Letícia Massula, do do Blog Cozinha da Matilde, ensina o pirão de abóbora. Confira o passo a passo:
Ingredientes:
1 abobora pequena ou ½ grande bem enxuta cortada em cubos com casca
Manteiga ou óleo
4 dentes de alho
1 cebola pequena picadinha
Talos de cebolinha e coentro
3 tomates picadinhos
Coentro picadinho
Cebolinha picadinha
Pimenta de cheiro e ardida a gosto
Cerca de ½ copo de farinha de mandioca
Ovos
Sal e pimenta do reino
1 pitada de açúcar
1 rodela de tomate e rodinhas de pimenta pra versão cuscuz
Modo de preparo:
Cozinhe os ovos em água fervendo por 8 minutos. Descasque e reserve.
Refogue cebola e talos em manteiga. Junte o alho e deixe suar. Junte o tomate e deixe cozinhar até quase começar a derreter.
Junte a abobora e uma pitada de açúcar e refogue.
Cubra com água, tampe a panela cozinhe na pressão até a abobora estar bem macia, cerca de 5 minutos são suficientes.
Amasse bem a abobora. Ajuste o sal e deixe ferver novamente.
Junte a farinha aos poucos até ficar um pirão mole.
Finalize com muito cheiro verde e pimenta. Sirva com os ovos cozidos partidos ao meio.
Pra fazer a versão cuscuz, acrescente um pouco mais de farinha à massa pra ficar mais firme.
No fundo de um potinho coloque rodelas de tomate e de pimenta e sobre eles coloque a massa. Deixe esfriar na geladeira e desenforme pra servir.
Onde assistir
Nas redes sociais do Brasil de Fato (Facebook e YouTube); na TVT, no canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC; na TVCom Maceió, no canal 12 da NET; na TV Floripa, também no canal 12 da NET; na TVU (Universitária) Recife no canal 40 UHF digital e na TVE Bahia, no canal 30 (7.1 no aparelho) do sinal digital.
Quando
Na TVT: sábado às 13h30; com reprise domingo às 6h30 e terça-feira às 20h.
Na TVCom: sábados às 10h30, com reprise domingo às 10h.
Na TVU Recife: sábados às 12h30, com reprise terça-feira às 21h.
Na TVE Bahia: sábado às 12h30, com reprise quinta-feira às 7h30.
Sintonize
No rádio, o programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.
O programa também é transmitido pela Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer.
Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].
Edição: Marina Duarte de Souza