Em Minas Gerais, novos dados do Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec), divulgados nesta terça-feira (30), mostram que o candidato à reeleição ao governo, Romeu Zema (Novo), e o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD) seguem à frente na corrida eleitoral.
Desta vez, Zema somou 44% das intenções de voto, enquanto Kalil aparece com 24%. Com esses números, o atual governador seria reeleito no primeiro turno.
Com margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, o cenário ainda aponta vantagem para o candidato do Novo. Na pesquisa do Ipec divulgada em 15 de agosto, Zema tinha 40% das intenções de voto, tendo crescido acima da margem de erro no período. Kalil pontuava com 22%.
:: Ipec: Lula segue na liderança, com 44%, e Bolsonaro tem 32% das intenções de voto ::
Em um distante terceiro lugar, Carlos Viana (PL) tem 3%. Cabo Tristão (PMB), Lorene Figueiredo (PSOL), Marcus Pestana (PSDB) e Renata Regina (PCB) foram citados por 1% dos entrevistados. As candidatas Indira Xavier (Unidade Popular) e Lourdes Francisco (PCO) não pontuaram. Brancos e nulos somam 11% e não responderam 13%.
A pesquisa ouviu 1.504 pessoas nos dias 27 a 29 de agosto em 83 cidades do estado. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MG‐09592/2022.
Edição: Nicolau Soares