Ouça e Assista

Tempero da Notícia: Família Bolsonaro envolvida em mais um escândalo de compra de imóveis

Programa com o jornalista Rodrigo Vianna traz comentários sobre os principais acontecimentos políticos desta semana

Rodrigo Vianna é jornalista desde 1990. Durante sua trajetória, já passou pela Folha de S. Paulo, TV Cultura, Globo e Record - Willians Campos

Os desdobramentos dos já nebulosos negócios imobiliários da família Bolsonaro ganharam um novo capítulo nesta semana, com a descoberta de que, dos 107 imóveis adquiridos por Jair Bolsonaro (PL), seus filhos, ex-esposas e cunhados, 51 foram comprados com dinheiro vivo. 

Este é um dos destaques do Tempero da Notícia, programa produzido pelo Brasil de Fato, com apresentação do jornalista Rodrigo Vianna. 

::Líder da oposição no Senado pede que STF investigue escândalo dos imóveis do clã Bolsonaro::

Logo após a publicação da reportagem pelo UOL, outra informação do portal de notícias, desta vez revelada por um ex-funcionário de Ana Cristina Serqueira Valle (primeira esposa de Bolsonaro), Marcelo Nogueira, dá conta de que a mansão comprada por Bolsonaro, em 2002, teve parte de seu pagamento feito de maneira extra oficial.

Os valores pagos "por fora", como relatou Nogueira, foram descobertos por ele ao se deparar com a escritura do imóvel.

Assista ao Tempero da Notícia:

Eleições

No cenário eleitoral, destaque para a pesquisa compilada com os dados mais relevantes da semana, a do Datafolha. O levantamento, o primeiro após o debate presidencial da emissora Bandeirantes, mostra estabilidade de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que mantém a liderança com 45% dos votos. Antes, o ex-presidente somava 47%. Já Bolsonaro se manteve com 32%, na segunda posição.

::Datafolha em São Paulo: Haddad lidera com 35%, seguido por Tarcísio, 21%, e Garcia, 15%::

Os beneficiados pelo debate presidencial foram Ciro Gomes (PDT), que agora soma 9% e Simone Tebet (MDB), que chegou a 7%. Os presidenciáveis subiram 2% e 3% respectivamente.

A tendência, neste momento, é de que Lula e Bolsonaro se enfrentem em um eventual segundo turno das eleições presidenciais, já que a soma de todos os candidatos é maior do que a porcentagem do petista.

Cafezinho

O Cafezinho desta semana vai para a vice-presidenta da Argentina, Cristina Kirchner. A ex-presidenta foi vítima de uma tentativa de assassinato na noite da última quinta-feira (1), quando chegava em sua casa, no bairro Recoleta, em Buenos Aires. 

Kirchner desceu de seu carro e foi saudar manifestantes que fazem vigília em frente a sua casa, desde que a peronista foi condenada a 12 anos de prisão por supostas fraudes enquanto ainda era presidenta da Argentina. Ao chegar próximo ao público, um homem apontou uma arma calibre 380 no rosto de Kirchner. A arma, por sorte, não disparou. 

::"Indícios" apontam conexão de autor de atentado contra Cristina com neonazismo, diz pesquisador::

O acusado do atentado é um brasileiro, Fernando Andrés Sabag Montiel, de 35 anos, que vivia na Argentina desde a década de 1990. Montiel, que já foi preso por andar com uma faca de 35 centímetros em seu carro, tem tatuagens de cunho nazista e segue páginas de discurso de ódio nas redes sociais.

O presidente Alberto Fernández decretou feriado nacional na sexta-feira (2) e manifestações em favor da vice-presidenta e da democracia foram registradas em diversas regiões da Argentina.  

Onde assistir

O Tempero da Notícia vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h, no canal do Brasil de Fato YouTube e na TVT, canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.

Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários. 

As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no DeezerSpotifyGoogle PodcastsItunes e Pocket Casts.

Edição: José Eduardo Bernardes