Na manhã deste sábado (10), Dia da Mobilização Nacional em Defesa da Democracia e do Brasil, milhares de pessoas foram às ruas do Recife, capital pernambucana. Ao som de maracatu, frevo e outros ritmos, apoiadores de diversos partidos políticos, militantes de movimentos populares e população em geral se reuniram na Praça Osvaldo Cruz, no bairro da Soledade, de onde seguiram pela Avenida Conde da Boa Vista, bradando resistência e pautando a construção de uma sociedade democrática.
A estudante Flor do Gueto afirma que o ato "é importante para gente ter uma consciência que a gente deve ocupar não só esses espaços, mas também o Senado”.
“Esse ato demarca um contraponto, porque nós estamos conseguindo fazer, aqui em Pernambuco, um ato com milhares de pessoas. É uma demonstração que todo mundo tem o direito de se expressar sem violência, na paz e para eleger o Lula”, compartilha o dirigente do Movimento dos Trabalhadores Rurais (MST) em Pernambuco, Paulo Mansan.
Alegria e descontração marcaram o ato durante o seu trajeto no Recife. / Rodolfo Rodrigo
“É muito importante a gente vir às ruas num momento onde a violência é muito grande. A gente tem um governo extremamente autoritário e é importante a gente marcar presença nas ruas. A grande melhora é tirar Bolsonaro do poder, porque a partir do momento que ele sair a gente vai voltar a ter políticas públicas, desenvolvimento, e voltaremos a ser respeitado mundialmente”, destaca a jornalista Luciana Saleitão.
Também estiveram presentes no ato, Danilo Cabral, candidato ao Governo do Estado pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), Liane Cisne, candidata à deputada federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e Rosa Amorim, candidata à deputada estadual pelo PT. A caminhada se encerrou ao meio dia na Praça da Independência.