O livro "Lula e a política da astúcia: de metalúrgico a presidente do Brasil", do historiador John D. French, coedição da Editora Expressão Popular e da Fundação Perseu Abramo, será lançado nesta terça-feira (13), a partir das 18h30, no Armazém do Campo, na Lapa, região central do Rio de Janeiro.
Leia mais: Lula, das greves do ABC ao Planalto: livro analisa trajetória política do ex-presidente
No livro, French apresenta uma biografia que busca reconstruir os processos que forjaram a trajetória política tão peculiar de Luiz Inácio Lula da Silva, a partir da análise histórica da cidade de São Paulo, dos anos 1950 até 1980.
O autor investiga os aprendizados decisivos que possibilitaram ao jovem Luiz Inácio se tornar um operário habilidoso e posteriormente um líder com poder de mobilizar o povo pelo discurso, nas portas de fábricas e comícios do partido que ajudou a fundar, o Partido dos Trabalhadores.
Na biografia, French, que é professor de História na Duke University e North Carolina University, prioriza as relações sociais, políticas e culturais que permitiram a Luiz Inácio se tornar a liderança política que é, sem adotar uma narrativa centrada no indivíduo, que venceu exclusivamente por seus próprios méritos.
Referência para os estudos de História Social do Trabalho no Brasil, John D. French é autor dos livros "O ABC dos operários: conflitos e alianças de classe em São Paulo (1900-1950)" e "Afogados em Leis: a CLT e a cultura política dos trabalhadores brasileiros". Desde 1979 estuda temas relacionados à escravidão, legislação, política, economia e cultura popular do Brasil.
"Lula e a política da astúcia: de metalúrgico a presidente do Brasil" também pode ser baixado na versão digital e gratuitamente no site da FPA e a versão impressa pode ser adquirida no site da Editora Expressão Popular.
No sábado (17), o Armazém do Campo comemora quatro anos de sua inauguração no Rio de Janeiro. A programação começa às 8h, com a feira agroecológica do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e café da manhã. O encontro no Armazém dura o dia inteiro, com almoço e atrações cênicas e de diversos gêneros musicais. O Armazém fica na Avenida Mem de Sá, 135, na Lapa.
Confira a programação de sábado (17):
8h – Feira Agroecológica do MST com café da manhã
9h – Dança Afro em família
10h – Lançamento do livro "Narrativas negras: infâncias e relações étnico-raciais em contextos educativos"
12h – Almoço Agroecológico do MST
13h – Bloco de Carnaval Caramuela
14h – Samba com Bebadafonte
16h – Teatro "Brasil, um país acolhedor", coletivo Magdas Migram
17h – Forró de Pife
18h – MC Leonardo