Os movimentos do presidente Jair Bolsonaro (PL) nesse 7 de Setembro podem não trazer os resultados eleitorais esperados por sua campanha à reeleição.
Apesar de ter levado às ruas do Rio de Janeiro e da capital, Brasília, uma quantidade considerável de apoiadores, as falas proferidas conversam, segundo grande parte dos analistas, com a própria base do presidente, sem ampliar seu discurso para fora da bolha bolsonarista.
Este é um dos destaques do Tempero da Notícia, programa produzido pelo Brasil de Fato, com apresentação do jornalista Rodrigo Vianna.
::Thronicke vai ao TSE após 7 de setembro, Bolsonaro gastou R$ 1,7 mi com teste eleitoral e mais::
As declarações de cunho, novamente, machista e até de teor sexual, causaram embaraços ao presidente. Por outro lado, Bolsonaro reforçou seu embate com o ex-presidente Lula (PT), que até este momento, lidera as intenções de votos.
Assista ao Tempero da Notícia:
Panela de Pressão
O rechaço da sociedade chilena ao novo projeto constituinte leva, nesta semana, o governo do presidente Gabriel Boric para a Panela de Pressão. Fiador da nova Constituição, Boric sai enfraquecido do processo constitucional. Agora, seu governo terá o desafio de encontrar alternativas ao projeto e, ao mesmo tempo, dar uma resposta à população.
::Chile rejeita nova Constituição em plebiscito::
A maneira como o povo chileno rejeitou o projeto, revela que as pautas apresentadas pela Assembleia Constituinte, se deslocaram muito à esquerda. O movimento acontece em um momento em que a própria sociedade não está preparada para absorver pautas tão progressistas como o aborto e a criação de um estado plurinacional.
Sopa de Letras
A dica de leitura da semana é o livro A Cor da Modernidade, da professora de História da América Latina na Universidade de Nova York, Barbara Weinstein. A publicação faz uma análise sobre a construção da imagem do paulista, a partir dos materiais produzidos durante a chamada Revolução Constitucionalista de 1932 (ou Rebelião dos Paulistas, como define a professora Maria Ligia Prado, que faz a apresentação da obra.
A pesquisadora retoma matérias de jornais, panfletos, documentos publicados pelos paulistas durante o Movimento de 1932 e lembra que a palavra democracia mal aparece nos registros.
Onde assistir
O Tempero da Notícia vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h, no canal do Brasil de Fato YouTube e na TVT, canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.
Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários.
As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no Deezer, Spotify, Google Podcasts, Itunes e Pocket Casts.
Edição: José Eduardo Bernardes