Pesquisa Ipec (ex-Ibope) divulgada nesta terça-feira (20) mostra que Cláudio Castro (PL) manteve 37% das intenções de voto e segue na liderança na disputa pelo Governo do Rio de Janeiro. Marcelo Freixo (PSB) subiu 5 pontos e tem 27%.
A diferença entre os dois caiu de 15 para 10 pontos percentuais na comparação com a pesquisa Ipec anterior, divulgada em 6 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Rodrigo Neves (PDT), caiu um ponto e aparece com 6% das intenções de voto. Cyro Garcia (PSTU) também oscilou negativamente e tem 3%. Juliete Pantoja (UP), Paulo Ganime (Novo) e Wilson Witzel (PMB) mantiveram os mesmos 2% de intenções de voto.
Eduardo Serra (PCB) manteve 1% e Luiz Eugênio (PCO) mais uma vez não pontuou. O percentual de votos brancos e nulos caiu de 13% para 11% e 9% dos eleitores não souberam ou não responderam, contra 10% da pesquisa anterior.
O ex-governador Wilson Witzel teve a candidatura indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral e está recorrendo no Tribunal Superior Eleitoral.
Segundo turno
O Ipec também perguntou sobre um segundo turno. Cláudio Castro aparece com 45% das intenções de voto, contra 35% de Marcelo Freixo. No levantamento anterior, Castro aparecia com 43% e Freixo, com os mesmos 35%. Votos brancos e nulos somaram 13%, e 7% dos eleitores não soube ou não quis responder.
Senado
Na disputa para o Senado, Romário (PL) segue na liderança, com 33% das intenções de voto. Alessandro Molon apresentou crescimento de 4 pontos e agora tem 11%, ultrapassando Clarissa Garotinho (União Brasil), que tem 10%.
Daniel Silveira (PTB), que teve seu registro de candidatura impugnado, aparece com 7% das intenções de voto. Ele está recorrendo da decisão do TRE-RJ. Cabo Daciolo (PDT) e André Ceciliano (PT) têm 6%.
Prof. Helvio Costa (DC), Bárbara Sinedino (PSTU) e Sued Haidar (PMB) têm 1% cada. Antônio Hermano (PCO), Raul (UP), Itagiba (Avante) e Hiran Roedel (PCB) não pontuaram. Brancos e nulos somaram 10% e 13% dos eleitores não sabem ou não responderam.
O levantamento ouviu 1.504 pessoas entre os dias 17 e 19 de setembro em 39 municípios. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo Nº RJ‐04682/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR‐05082/2022.
Edição: Thalita Pires