Ouça e Assista

Tempero: Campanha de Lula avança com apoios de ex-presidenciáveis e adversários políticos

Programa com o jornalista Rodrigo Vianna traz comentários sobre os principais acontecimentos políticos desta semana

Rodrigo Vianna é jornalista desde 1990. Durante sua trajetória, já passou pela Folha de S. Paulo, TV Cultura, Globo e Record - Willians Campos

O ex-presidente Lula (PT) tem conseguido apoios importantes e inusitados para a disputa à presidência da República, nas eleições que acontecem em outubro deste ano. Figuras públicas que se mostravam alinhadas ao também candidato presidencial, Ciro Gomes (PDT), como Caetano Veloso e Tico Santa Cruz, declararam apoio ao petista.

Fernando Henrique Cardoso (PSDB), tradicional opositor do PT, soltou nota, sem citar nomes, ventilando um possível apoio a Lula. Outra figura ligada aos tucanos, Miguel Reale Júnior, um dos incentivadores do golpe contra a presidenta Dilma Rousseff (PT), afirmou que votará no petista.

::Datafolha: Lula oscila para cima e tem 47%; Bolsonaro para em 33%; petista tem 50% dos válidos::

Os apoios começam a refletir também nas pesquisas eleitorais, que indicam uma possível vitória de Lula ainda no primeiro turno, contra Jair Bolsonaro (PL).

Este é um dos destaques do Tempero da Notícia, programa produzido pelo Brasil de Fato, com apresentação do jornalista Rodrigo Vianna.

Assista ao Tempero da Notícia:

Mais apoio

Nesta semana, uma foto emblemática também mostrou a força da campanha de Lula.

Em encontro na cidade de São Paulo, Lula reuniu oito ex-candidatos à presidência em torno de sua candidatura: Fernando Haddad (PT), Geraldo Alckmin (PSB), Marina Silva (Rede), Cristovam Buarque (Cidadania), Guilherme Boulos (PSOL), Luciana Genro (PSOL), João Goulart Filho (PCdoB) e Henrique Meirelles (União Brasil).


Encontro de Lula com ex-presidenciáveis, na manhã de segunda-feira (19), teve repercussão positiva / Ricardo Stuckert

O apoio de Meirelles, que também presidiu o Banco Central durante a gestão de Lula é um nome próximo ao mercado e demonstra um aceno ao setor econômico, que tem parte de seu grupo ainda reticente com a candidatura petista.

Cafezinho

Cafezinho desta semana vai para o novo presidente da Colômbia, Gustavo Petro.

Enquanto Bolsonaro dava vexame em seu discurso na ONU (Organização das Nações Unidas), e Joe Biden e a Rússia ameaçavam o mundo com um possível confronto nuclear, Petro surpreendeu a Assembleia Geral com um discurso corajoso, onde falou sobre o fracasso da guerra às drogas, que afeta diretamente seu país.

::Veja o que disseram presidentes latino-americanos no 1º dia de debates na ONU::

Petro falou também sobre a relação entre a folha de coca (insumo utilizado para a fabricação de cocaína) e os malefícios causados pelo uso intensivo de combustíveis fósseis e ainda alfinetou os países europeus e os Estados Unidos, ao comentar a derrubada de florestas e o encarceramento em massa por conta de um falso combate ao tráfico de drogas. 

Onde assistir

O Tempero da Notícia vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h, no canal do Brasil de Fato YouTube e na TVT, canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.

Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários. 

As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no DeezerSpotifyGoogle PodcastsItunes e Pocket Casts.

Edição: José Eduardo Bernardes