O apoio dos candidatos derrotados será fundamental para o segundo turno
Abrindo a semana pós primeiro turno das eleições de 2022, o programa Central do Brasil desta segunda-feira (3), recebe o professor de ciência política da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, Renato Eliseu Costa. Ele comenta o resultado das eleições de todo o país e aponta as perspectivas do período até o segundo turno, que acontece no próximo dia 30 de outubro.
Com 48,43% dos votos válidos, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não atingiu a marca necessária para vencer Jair Bolsonaro (PL) no primeiro turno. O atual presidente e candidato à reeleição teve a preferência de 43,20% dos eleitores neste domingo (02).
"Pela primeira vez, na história das nossas eleições, temos um segundo colocado tão próximo ao primeiro. Mesmo neste cenário diferente, precisamos esperar para avaliar os apoios que os dois candidatos receberão nos próximos dias. É importante as pessoas perderem o medo e irem às ruas para se manifestar e votar".
E tem mais!
A edição também traz uma reportagem de Pedro Stropassolas que acompanhou a votação em dois bairros de São Paulo: Itaim Bibi, que deu a maior porcentagem de votos para Bolsonaro em 2018, e Jardim Ângela, bairro que teve maioria de votos para Haddad.
A cientista política Vera Chaia também participa do programa e traz análises sobre a nova composição do Congresso Nacional.
O programa Central do Brasil é exibido de segunda a sexta-feira, às 12h30, pela Rede TVT e pelos canais do Brasil de Fato.
Edição: Rodrigo Gomes