O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) publicou duas imagens ao lado do presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e anunciou apoio ao petista no segundo turno das eleições, na manhã desta quarta-feira (5).
No primeiro turno, o tucano não declarou diretamente apoio a Lula, mas se posicionou ao lado da democracia. Agora, o apoio é explícito.
Neste segundo turno voto por uma história de luta pela democracia e inclusão social.
Voto em Luiz Inácio Lula da Silva. pic.twitter.com/xgs6citdJv— Fernando Henrique Cardoso (@FHC) October 5, 2022
O anúncio veio depois que o governador de São Paulo Rodrigo Garcia (PSDB) foi criticado por tucanos paulista devido ao apoio que declarou ao presidente Jair Bolsonaro (PL) à reeleição e ao candidato ao governo paulista Tarcísio de Freitas (Republicanos). O deputado federal Alexandre Frota pediu sua desfiliação e secretários do governo do estado como Rodrigo Maia pediram demissão.
Encontro em 2021
Em maio de 2021, Lula e FHC se encontraram em "uma longa conversa sobre o Brasil, sobre nossa democracia, e o descaso do governo Bolsonaro no enfrentamento da pandemia". A reunião já sinalizava uma reaproximação entre ambos, cuja relação ficou abalada após o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).
Pouco antes, o tucano já havia declaro que votaria em Lula neste ano, caso não houvesse nenhuma opção para representar a chamada "terceira via". "Vão inventar que Lula é isso ou aquilo. Já votei no Lula. Difícil que Lula seja representante da 3ª via, embora ele, na alma, seja isso", afirmou em entrevista ao jornal Valor Econômico, na época.