As eleições do último domingo mostraram um avanço da extrema-direita no Congresso Nacional e em alguns estados da federação. No plano nacional, Lula (PT) ficou próximo de uma vitória no primeiro turno, mas o bolsonarismo mostrou sua força política e a disputa pela eleição presidencial será mais difícil do que o esperado.
::2 de outubro de 2022: o dia do quase::
Este é um dos destaques do Tempero da Notícia, programa produzido pelo Brasil de Fato, com apresentação do jornalista Rodrigo Vianna.
Assista ao Tempero da Notícia:
Apoios
A semana foi agitada para as campanhas de Lula e Jair Bolsonaro (PL). O atual presidente fechou apoios importantes de governadores do sudeste, como Romeu Zema (NOVO) de Minas Gerais, Cláudio Castro (PL) do Rio de Janeiro e o terceiro colocado na eleição de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB).
A análise fria desses apoios aponta que esses governadores já eram, no primeiro turno, apoiadores de Bolsonaro. Mesmo assim, o presidente terá palanques importantes para a sua campanha.
::Lula tem 48%, contra 41% de Bolsonaro no segundo turno, afirma pesquisa Quaest::
Já o petista também recebeu apoios relevantes, como o do PDT de Ciro Gomes (e um apoio mais discreto do próprio presidenciável) e da terceira colocada na disputa presidencial, Simone Tebet (MDB). A senadora apresentou propostas à campanha petista e disse que não irá se omitir neste segundo turno.
Outros apoios a Lula vieram de antigos desafetos, como os economistas do Plano Real e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
Cafezinho
O Cafezinho desta semana vai para o povo do Nordeste. A região votou massivamente em Lula no primeiro turno como, aliás, o faz desde 2002. E o voto consciente do povo nordestino gerou a ira do presidente da República.
::"O Nordeste continua sendo decisivo para as eleições desse ano", afirma cientista política::
Em uma live, Bolsonaro comentou uma matéria que afirmava que Lula venceu em 9 dos 10 estados com maiores índices de analfabetismo. Em seu comentário, generalizou toda a região como analfabeta e a reação negativa à declaração de Bolsonaro foi gigantesca.
O Nordeste, região onde nasceu o ex-presidente Lula, teve grandes avanços com as políticas sociais das gestões do PT na presidência. Agora, mais uma vez, pode ser decisivo na luta contra o autoritarismo.
Onde assistir
O Tempero da Notícia vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h, no canal do Brasil de Fato YouTube e na TVT, canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.
Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários.
As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no Deezer, Spotify, Google Podcasts, Itunes e Pocket Casts.
Edição: José Eduardo Bernardes