Na última segunda-feira (10), o estado do Rio de Janeiro registrou a terceira morte por varíola dos macacos. Segundo comunicado da Secretaria Estadual de Saúde (SES), a vítima tinha 31 anos, era morador de São João de Meriti e estava internado desde o dia 16 de setembro no Instituto Estadual de Infectologia São Sebastião (IEISS).
Ainda de acordo com o texto, a morte está relacionada com o histórico de comorbidades e baixa imunidade do paciente, que foram agravados com o quadro da doença.
Leia também: Saiba a história do Cristo Redentor, cartão postal do Rio que está completando 91 anos
A SES informou também que 1.150 casos de varíola dos macacos foram confirmados e outros 122 estão em avaliação no Rio de Janeiro até a última segunda. Outros 338 casos suspeitos seguem em investigação, e 2.270 foram descartados.
No estado, a primeira morte pela doença foi registrada em agosto, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. A vítima era um homem de 33 anos, que estava internado no Hospital Ferreira Machado. Ele também tinha baixa imunidade e comorbidades.
A segunda morte foi um morador de Mesquita, na Baixada Fluminense, de 31 anos, no começo do mês, com problemas de imunidade como nos dois outros casos de que se agravaram.