Entre comemorações de apoiadores de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e lamentos de aliados de Jair Bolsonaro (PL), a vitória do petista no segundo turno das eleições dominou as redes sociais logo após a confirmação do resultado das eleições.
Ciro Gomes (PDT), que disputou a Presidência e ficou em quarto lugar no primeiro turno, saudou o presidente eleito Lula. "Cumprindo o saudável dever democrático, quero cumprimentar o presidente Luiz Inacio Lula da Silva por sua vitória nas eleições recém apuradas. Desejo ao presidente eleito toda a felicidade na honrosa missão a si concedida pela maioria de nosso povo brasileiro", disse.
Cumprindo o saudável dever democrático, quero cumprimentar o presidente Luiz Inacio Lula da Silva por sua vitória nas eleições recém apuradas.
— Ciro Gomes 12 (@cirogomes) October 30, 2022
Desejo ao presidente eleito toda a felicidade na honrosa missão a si concedida pela maioria de nosso povo brasileiro.
A senadora Simone Tebet (MDB), que ajudou na campanha de Lula, também publicou suas felicitações. "Obrigada, Brasil! As urnas falaram. Venceu a democracia e a verdade. Viva o povo brasileiro! Meus parabéns, presidente Lula. A hora é de comemorar porque amanhã vai ser outro dia", publicou em seu perfil no Twitter.
Obrigada, Brasil! ✊💜
— Simone Tebet (@simonetebetbr) October 30, 2022
As urnas falaram. Venceu a democracia e a verdade. Viva o povo brasileiro! Meus parabéns, presidente @LulaOficial. A hora é de comemorar porque amanhã vai ser outro dia.
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) publicou uma foto ao lado de Lula, com a legenda: "Parabéns Lula pela vitória. Venceu a Democracia, venceu o Brasil!".
Parabéns Lula pela vitória. Venceu a Democracia, venceu o Brasil! pic.twitter.com/dT7AFDH3nl
— Fernando Henrique Cardoso (@FHC) October 30, 2022
Na mesma linha, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que também trabalhou na campanha de Lula, comemorou o resultado. "Teremos um Brasil de TODOS! Passamos por uma longa caminhada espalhando o amor e a esperança. Lutamos contra o ódio, a violência e as mentiras. Vencemos! Hoje viramos uma triste página de nossa história e vamos trabalhar para que ela NUNCA MAIS se repita. Será um novo país", publicou.
Teremos um Brasil de TODOS! Passamos por uma longa caminhada espalhando o amor e a esperança. Lutamos contra o ódio, a violência e as mentiras. Vencemos! Hoje viramos uma triste página de nossa história e vamos trabalhar para que ela NUNCA MAIS se repita. Será um novo país ❤️ pic.twitter.com/nsMjMlxZKv
— Randolfe Rodrigues (@randolfeap) October 30, 2022
"Presidente Lula, parabéns pela vitória que cria para nossa democracia condições de se revigorar. Os desafios exigirão de todos nós a responsabilidade do tamanho da envergadura política, econômica, social e ambiental que o Brasil merece ter. Começamos a derrotar o ódio", publicou também a deputada federal eleita Marina Silva (Rede-SP).
Presidente @LulaOficial, parabéns pela vitória que cria para nossa democracia condições de se revigorar.
— Marina Silva (@MarinaSilva) October 30, 2022
Os desafios exigirão de todos nós a responsabilidade do tamanho da envergadura política, econômica, social e ambiental que o Brasil merece ter. Começamos a derrotar o ódio.
Luciana Santos, presidente nacional do PCdoB, disse que "Lula representa uma aliança que busca que o amanhã seja pleno para cada um e cada uma de nós. Ele não vai governar apenas para os que votaram nele, será o presidente de todos os brasileiros. E, de mãos dadas, vamos pacificar esse país".
Lula representa uma aliança que busca que o amanhã seja pleno para cada um e cada uma de nós. Ele não vai governar apenas para os que votaram nele, será o presidente de todos os brasileiros. E, de mãos dadas, vamos pacificar esse país.
— Luciana Santos (@lucianasantos) October 30, 2022
O presidente do PSOL, Juliano Medeiros, também se pronunciou nas redes. "Sem palavras. O que fizemos foi histórico. E só quem podia liderar esse movimento pelo Brasil era Lula. Que dia! Que dia!", disse.
Sem palavras. O que fizemos foi histórico. E só quem podia liderar essa movimento pelo Brasil era Lula. Que dia! Que dia!
— Juliano Medeiros Lula13 (@julianopsol) October 30, 2022
Entre artistas, a cantora Ludmilla publicou em seu perfil no Twitter: "O Brasil sorrindo de novo. Tamo junto, meu Presidente. O after da posse é por minha conta", disse.
O Brasil sorrindo de novo. Tamo junto, meu Presidente. O after da posse é por minha conta ❤️ @LulaOficial pic.twitter.com/ikHsBjAWl9
— LUDMILLA (@Ludmilla) October 30, 2022
A cantora Karol Conka publicou uma montagem de Jair Bolsonaro com os dizeres "A vida depois do tombo", numa referência ao documentário sobre a sua atuação no reality Big Brother Brasil.
— Karol Conká (@Karolconka) October 30, 2022
Na mesma linha, a cantora Anitta publicou: "Alívio. Se o amor venceu agora é hora de colocar esse amor em prática. Colocar a democracia em prática. Acolher e respeitar o vizinho que votou diferente, compreender e respeitar a pessoa que votou igual a você, mas discorda em algumas coisas. Só assim a gente nunca mais vive o pesadelo que foi essa eleição. Essa guerra social que vivemos. Enquanto ainda tratarmos o outro com agressividade, raiva e desrespeito só estaremos sendo o espelho daquilo que dizemos que estamos lutando contra".
Alívio. Se o amor venceu agora é hora de colocar esse amor em prática. Colocar a democracia em prática. Acolher e respeitar o vizinho que votou diferente, compreender e respeitar a pessoa que votou igual a você mas discorda em algumas coisas. Só assim a gente nunca mais vive o
— Anitta (@Anitta) October 30, 2022
A cantora Pocah, que também participou do Big Brother Brasil publicou: "Ainda nem acredito que conseguimos kkkkk vou até tomar uma cervejinha pra comemorar".
ainda nem acredito que conseguimos kkkkk vou até tomar uma cervejinha pra comemorar ❤️⭐️
— POCAH 🔥 (@Pocah) October 30, 2022
O influenciador digital Felipe Neto, que apoiou de maneira contumaz Lula, afirmou que "o bem venceu. Adeus trevas".
O
— Felipe Neto 🦉 (@felipeneto) October 30, 2022
BEM
VENCEU
ADEUS
TREVAS pic.twitter.com/jMkULQzQcY
Edição: Thalita Pires