O presidente argentino, Alberto Fernández, parabenizou pessoalmente o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta segunda-feira (31), horas após a divulgação do resultado das urnas. O encontro aconteceu às 13:30 no hotel Intercontinental, na cidade de São Paulo.
Fernández, quem também visitou Lula na prisão em Curitiba quando ainda era candidato à presidência da Argentina, em 2019, disse ao chegar no Brasil: "Lula é um homem de bem, é um líder na região. Estamos muito felizes". Em uma entrevista radial, antes de embarcar, Fernández reforçou a boa recepção sobre o resultado da eleição brasileira sob a perspectiva regional: "é uma felicidade contar com um homem como ele, com a capacidade de liderança que tem na região", afirmou.
:: Líderes internacionais felicitam Lula por vitória ::
"Lula tem a enorme peculiaridade de uma liderança autêntica, e chega em um momento em que a região sofreu muitas mudanças. A chegada de Lula pode ajudar a reunificar o continente, onde a globalização está em questão e assume um significado diferente. A presença do Brasil fez falta na Celac (Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos)", afirmou o presidente argentino.
O vídeo do reencontro foi publicado nas redes sociais do presidente argentino com a legenda "Todo o meu amor, minha admiração e meu respeito, querido companheiro. Temos um futuro que nos abraça e nos convoca."
Todo mi amor, mi admiración y mi respeto, querido compañero. Tenemos un futuro que nos abraza y nos convoca.@LulaOficial pic.twitter.com/XEbKPI42O0
— Alberto Fernández (@alferdez) October 31, 2022
Enquanto o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), rompe a tradição democrática de reconhecimento do resultado das urnas e permanece em silêncio, mandatários e figuras políticas de todo o mundo enviaram mensagens ao novo presidente eleito desde o anúncio da vitória de Lula, na noite de domingo (30), como os mandatários da China, da Rússia e dos Estados Unidos.
A comissão que acompanha o presidente argentino no Brasil inclui o ministro de Relações Exteriores, Comércio Internacional e Culto, Santiago Cafiero, o secretário geral da presidência, Julio Vitobello, a secretária de Legal e Técnica, Vilma Ibarra, a porta-voz da presidência, Gabriela Cerruti, e os deputados nacionais Eduardo Valdes e Carlos Heller.
Edição: Thales Schmidt