Instantes após o fim do curto discurso do futuro ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o mundo político foi às redes sociais para comentar a manifestação desta terça-feira (1º). Como era de se esperar, opositores, aliados e ex-aliados fizeram avaliações distintas sobre o discurso.
Entre as lideranças de oposição a Bolsonaro, a tônica dos comentários foi de crítica ao fato de que o derrotado não reconheceu a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno.
A presidenta do PT, Gleisi Hoffman, fez uma das críticas mais incisivas. Ela lembrou que Lula sempre aceitou as derrotas eleitorais que teve, ao contrário de Bolsonaro, a quem chamou de "irresponsável".
Lula disputou 6 eleições presidenciais. Quando perdeu, acatou o resultado e nunca promoveu arruaça. Bolsonaro é o primeiro e único a apostar no caos diante da derrota. Reconhecer bloqueios como movimentos pacíficos é incentiva-los. Irresponsável, nunca pensou no país
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) November 1, 2022
O vereador petista de Porto Alegre Leonel Radde, recém-eleito deputado estadual, chamou o discurso e o próprio presidente de "lixo", e disse que aposta que ele será preso.
Discurso lixo de um presidente lixo. 58 Processos te esperam, Bolsonaro, e tenho certeza que desde domingo terão mais alguns. Entendo a tua articulação para que o PL pague uma mansão e bons advogados pra ti, mas acho que tua prisão não será domiciliar, seu Miliciano Fascista.
— Leonel Radde (@LeonelRadde) November 1, 2022
A deputada federal reeleita Talíria Petrone (PSOL-RJ) criticou Bolsonaro por ter citado "métodos de esquerda" ao falar das manifestações em andamento pelo país.
Bolsonaro atacando a esquerda no discurso! Não nos confunda com quem não aceita resultado das eleições. Nossas lutas nas ruas são por vida digna, não por golpismo!
— Talíria Petrone (@taliriapetrone) November 1, 2022
Também psolista, o deputado distrital reeleito pelo Distrito Federal Fábio Felix destacou a incapacidade de reconhecimento da derrota eleitoral por parte de Bolsonaro, e chamou o discurso de "insignificante".
Após quase 48h de silêncio vergonhoso e incapacidade de reconhecer a derrota eleitoral, Bolsonaro faz um discurso tão insignificante quanto a sua trajetória política. É assustadora a mediocridade!
— Fábio Felix 🏳️🌈 Lula 13 (@fabiofelixdf) November 1, 2022
Ex-aliados
Outrora aliados de Bolsonaro, integrantes do Movimento Brasil Livre criticaram Bolsonaro após o discurso, e aproveitaram a oportunidade para se dizerem contrários às manifestações em curso. Usando a retórica habitual, afirmaram que os manifestantes foram chamados de "esquerdistas" pelo presidente.
Ei, você que está travando as ruas.
— Arthur do Val - Mamaefalei (@arthurmoledoval) November 1, 2022
Bolsonaro acabou de te chamar de esquerdista.
CAMINHONEIROS COMUNISTAS POR BOLSONARO!
— Kim Kataguiri 0⃣0⃣ (@KimKataguiri) November 1, 2022
Você que está ai bloqueando as estradas: seu presidente acabou de falar que você é igualzinho às esquerdas.
Criticado por antigos colegas de legenda e finalmente suspenso do partido Novo por ter declarado voto em Lula no segundo turno, João Amoêdo foi mais um a criticar Bolsonaro.
Quase 48 horas depois do resultado das urnas e a paralisação de estradas em todos o país, Bolsonaro vem a público com um discurso que reforça sua incapacidade de liderar.
— João Amoêdo (@joaoamoedonovo) November 1, 2022
A mensagem mais importante veio do seu ministro, que afirmou que fará a transição oficial.
Aliados vibram
Enquanto a oposição criticou a postura evasiva do presidente, bolsonaristas vibraram e postaram mensagens que seguem o caráter dúbio do discurso do presidente.
Deputada federal reeleita e uma das vozes mais potentes do bolsonarismo na Câmara, Bia Kicis (PL-DF) foi ainda mais objetiva que Bolsonaro e afirmou em postagem que o discurso foi "perfeito".
Parabéns, Presidente @jairbolsonaro ! Pronunciamento perfeito.
— Bia Kicis (@Biakicis) November 1, 2022
Outro deputado federal reeleito, Marco Feliciano (PL-SP) chamou Bolsonaro de "nosso líder" e conclamou a militância: "avante patriotas".
Como disse nosso líder @jairbolsonaro há pouco: “nosso sonho está mais vivo do que nunca”! Avante patriotas!
— 👊🇧🇷 Marco Feliciano (@marcofeliciano) November 1, 2022
Já o deputado estadual reeleito Gil Diniz (PL-SP) parece ter ficado confuso com a mensagem que Bolsonaro quis passar e afirmou: "sigo o Presidente, seja qual for sua decisão!". Aparentemente, espera movimentação mais clara do candidato derrotado no segundo turno das eleições presidenciais.
Pronunciamento do Presidente Jair Bolsonaro!
— Gil Diniz 2️⃣2️⃣ (@carteiroreaca) November 1, 2022
Como disse anteriormente e reafirmo: sou um Soldado do Capitão Bolsonaro, sigo o Presidente, seja qual for sua decisão! pic.twitter.com/E2MoWBOzEX
Edição: Thalita Pires