A campanha de vacinação antirrábica na cidade do Rio de Janeiro termina no sábado (5). O último grupo de bairros contemplado será Guaratiba, Ilha de Guaratiba, Paciência, Pedra de Guaratiba, Santa Cruz e Sepetiba. Serão cerca de 80 postos de vacinação nestas regiões, funcionando das 9h às 17h.
A campanha iniciou em agosto e ocorreu de forma escalonada por bairros, divididos em cinco grupos para alcançar todas as regiões da cidade. De acordo com a prefeitura, o município do Rio encerra a campanha de vacinação antirrábica com resultados positivos. Nas etapas anteriores, foram vacinados mais de 400 mil animais, entre cães e gatos. A expectativa do Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e de Inspeção Agropecuária (Ivisa-Rio) para este último dia é bater a meta de 470 mil animais vacinados no ano passado.
A prefeitura reforça que a adesão em massa da população à vacinação antirrábica ajuda a prevenir e manter o controle da raiva, que não é notificada no município em cães e gatos há 27 anos e, em humanos, há 36 anos. A vacina antirrábica deve ser administrada anualmente e é a principal forma de prevenção e controle da raiva. Vale lembrar que poderão ser imunizados cães e gatos a partir de três meses de idade e adultos saudáveis.
Os cariocas que perderam algum dia da campanha podem levar os seus animais para vacinar no Centro de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman, na Mangueira, ou no Centro de Controle de Zoonoses Paulo Dacorso Filho, em Santa Cruz. As unidades oferecem a vacina antirrábica gratuitamente, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
A lista completa dos locais de vacinação está disponível nas redes sociais do Ivisa-Rio.