100 dias de Petro

Economia da Colômbia cresce 9,4% em 2022

Em relação ao segundo trimestre deste ano, o DANE disse que o PIB cresceu 1,6 por cento no terceiro trimestre

|
Entre julho e setembro, a economia cresceu 7% em relação ao mesmo período do ano passado - Daniel Munoz / AFP

O Departamento Nacional de Estatística (DANE) da Colômbia informou nessa terça (15) que o Produto Interno Bruto (PIB) do país sul-americano cresceu 9,4% em 2022.

O DANE anunciou que o PIB teve um crescimento de 1,6% no terceiro trimestre.

De acordo com o órgão, as atividades econômicas que mais contribuíram com esse aumento foram o comércio atacadista e varejista, serviços de alimentação, transporte e acomodação e reparos automotivos.

Tweet: "De acordo com números preliminares, para o terceiro trimestre de 2022 — série original — o Produto Interno Bruto registrou um crescimento anual de 7,0%. Na série ajustada sazonalmente, o PIB cresceu 1,6% em comparação com o segundo trimestre de 2022."

Durante uma entrevista coletiva, a diretora de Regulamentação, Planejamento, Pradronização e Normalização do DANE, Julieth Solano, descreveu a taxa de crescimento como positiva ao comparar as estatísticas coletadas a partir de 2020.

No trimestre de julho a setembro, a economia cresceu 7% em comparação com o mesmo período do ano passado.

O impulso no comércio atacadista e varejista, reparo de veículos, transporte e armazenamento, e serviços de alojamento e alimentação contribuiu com 8m1% para este resultado.

O PIB é um indicador do crescimento econômico que mede a produção total de bens e serviços de um país, portanto, quanto mais o PIB aumenta, maior é o potencial de criação de empregos e investimentos.

Traduzido por: Flávia Chacon