No segundo dia da Copa do Mundo de 2022, no Catar, duas das seleções que chegaram ao Mundial como candidatas ao título justificaram a fama.
Na segunda partida válida pelo grupo A, que teve o jogo de estreia da competição neste domingo (20), com a vitória do Equador sobre o Catar por 2 a 0, a Holanda derrotou Senegal também por 2 a 0. Sem o craque Sadio Mané, cortado por lesão, a seleção campeã da Copa da África fez uma partida equilibrada e era melhor em campo quando sofreu o gol aos 39 do segundo tempo. Após cruzamento de De Jong, Gakpo se antecipou à zaga e ao goleiro Mendy e marcou. Os holandeses ampliaram aos 54, com Klaassen definindo o placar.
:: Seleções europeias não usarão braçadeira com a bandeira LGTBQIA+ após ameaça de sanções da Fifa ::
Já no grupo B, a Inglaterra não encontrou dificuldades para superar o Irã por 6 a 2. No fim do primeiro tempo, a vantagem dos europeus era de 3 a 0, com a seleção iraniana oferecendo pouca resistência. A segunda etapa seguiu na mesma toada, mas o Irã conseguiu marcar duas vezes, convertendo um pênalti no último minuto dos acréscimos.
Na outra partida, os Estados Unidos saíram para o intervalo de jogo com a vitória parcial por 1 a 0 e um gol histórico de Timothy Weah, filho de George Weah, presidente da Libéria e ex-atacante do Paris Saint-Germain, Monaco e Milan, vencedor da Bola de Ouro de 1995. Como a seleção liberiana nunca foi a uma Copa do Mundo, o pai do atacante estadunidense nunca teve a mesma oportunidade do filho.
Na segunda etapa, País de Gales passou a comandar as ações e a equipe foi premiada aos 37 minutos, com um gol do ídolo galês Gareth Bale, que sofreu e converteu o pênalti que empatou a partida e decretou o resultado final.
:: Inglaterra, Irã, Estados Unidos e País de Gales: futebol e geopolítica no grupo B da Copa ::
Próximos jogos: Estreia da Argentina e campeã do mundo em campo
A terça-feira tem quatro jogos da Copa do Mundo. A Argentina estreia pelo grupo C contra a Arábia Saudita, às 7h. Às 10h é a vez da forte seleção da Dinamarca abrir o grupo D contra a Tunísia.
No período da tarde, o México enfrenta a Polônia pelo grupo D, às 13h. E o dia do Mundial termina com a atual campeã mundial, a França, jogando contra a Austrália.
Edição: Glauco Faria